Atrativos, serviços e produtos: Estado leva 83% mais empresários do turismo para eventos no Exterior 01/01/2026 - 09:10
Em 2025, o Viaje Paraná – órgão de promoção vinculado à Secretaria do Turismo (Setu-PR) – registrou um acréscimo na busca de empresários paranaenses pela participação em estandes do Estado nos eventos internacionais. Ao todo, o saldo é de 63 coexpositores, crescimento de 85% na comparação com 2024, que teve 34 empresários e representantes de municípios.
Os eventos internacionais variam entre feiras e programações relacionadas ao mercado. Somando o público de cada evento no Exterior neste ano, mais de 100 mil pessoas, de diferentes nacionalidades, tiveram contato com os produtos, serviços e destinos apresentados pelos coexpositores paranaenses, que são representantes de hospedagens, culinária, destinos e atrativos.
“O papel do órgão de promoção é justamente esse: aproximar o público do privado e mostrar como o Paraná está preparado para receber turistas, iniciativas e empresas estrangeiras relacionadas ao setor. É uma função necessária, que alavanca os nossos Territórios, serviços locais, IGRs e empreendedores do setor”, disse Leonaldo Paranhos, secretário estadual do Turismo.
Levar o trade paranaense para expor seus produtos e serviços nos eventos e feiras faz parte da estratégia do Viaje Paraná de posicionar o Estado perante diferentes mercados e potenciais parceiros estrangeiros, mostrando a variedade e atendimento qualificado que é possível encontrar nos destinos.
Segundo Irapuan Cortes, diretor-presidente do Viaje Paraná, reforçar a presença no Exterior é, também, ampliar o conhecimento do público sobre o Paraná, mostrando ao trade estrangeiro todo potencial do Estado. “Além disso, levamos coexpositores estaduais aos eventos em diversas oportunidades, porque entendemos que o turismo é conduzido pela iniciativa privada, precisamos dessa sinergia com os empresários”, disse.
PROFISSIONAIS AGRADECEM – Márcia Catão, da agência Entre Turismo, comenta que as feiras no Exterior geraram um impacto tão positivo na empresa que ela acabou refletindo sobre questões comerciais e de marca. A identidade visual da agência foi atualizada, com foco em aproximar mais a empresa do público de outros países.
“Acompanhamos o Viaje Paraná em diversos eventos neste ano, três deles internacionais. Em todas as programações tivemos retorno positivo nos negócios e fechamos grandes contratos: vamos recepcionar dois congressos, um em Foz do Iguaçu e outro em Curitiba, e também vamos agenciar alunos do nível superior em visitas técnicas. Eu só consigo agradecer pelas oportunidades deste ano e espero fomentar mais negócios ao Estado em 2026”.
Natália Centurion Fransoi, diretora de Turismo da Prefeitura de Pontal do Paraná, no Litoral, lembra que o município participou neste ano de feiras na Argentina e no Paraguai. “O foco foi divulgar e captar mais visitantes. Após as participações, temos cada vez mais feedbacks de restaurantes e hotéis locais confirmando uma grande presença desses turistas estrangeiros, mesmo fora da alta temporada”, afirmou Natália. “Junto do Viaje Paraná, conseguimos divulgar esse destino litorâneo para um público que gosta das praias brasileiras”.
Fernanda Auffinger, da La Fuga Viagens, também reitera que as participações em estandes do Estado, sobretudo no Exterior, têm gerado efeito positivo na sua empresa. “Os resultados têm sido fundamentais para alavancar meu negócio, ainda mais porque a agência é nova no mercado. Quando participei no Uruguai, por exemplo, eu fechei um roteiro com um grupo de estrangeiros, que vão conhecer diversos destinos paranaenses em fevereiro do ano que vem”, explica.
REFORÇANDO O DESTINO – O Estado também reforçou a sua presença no circuito de programações mundiais do setor. Em feiras internacionais houve um acréscimo considerável, de 62%, saltando de oito eventos desta natureza em 2024 para 13 no ano seguinte.
Em 2025, as participações foram na Fitur Madrid (Espanha); Fiexpo Latin América (Costa Rica); FIT Buenos Aires (Argentina); Vitrina Turística (Colômbia); Fitpar (Paraguai); Seatrade Cruise Global Miami (EUA); Imex Las Vegas (EUA); WTM Londres (Inglaterra); Meeting Paraná (Uruguai); Roadshow Festival Brasil (México); Convenção Abracorp (Colômbia); inauguração da agência de Sarriá (Espanha); e IBTM World (Espanha).
Algumas feiras neste ano tinham como foco o Mice (Turismo de Negócios e Eventos). Para ajudar na missão de captar shows e grandes programações ao Estado, o Viaje Paraná contou com participação de empresas especializadas, como o Curitiba Convention.
“Entre as mais importantes, destaco a Fiexpo, na Costa Rica, e a IBTM, em Barcelona. Em ambas, nosso foco foi atrair eventos para a cidade e, consequentemente, a geração de negócios para nossos associados. A parceria com o Estado é importante, uma vez que a atuação em feiras e missões no Exterior tem feito grande diferença para captar eventos para Curitiba e fortalecer a imagem da Capital”, disse Gislaine Queiroz, presidente da organização.
PREPARATIVOS PARA 2026 – O Viaje Paraná já tem em seu radar outras feiras internacionais importantes para o ano de 2026. A primeira deve ser em janeiro, durante mais uma edição da Fitur de Madri, na Espanha. Por lá, o órgão de promoção terá estande de divulgação dos potenciais paranaenses e reunirá 15 coexpositores selecionados por manifestação de interesse – listagem já divulgada.
Além dela, já está prevista participação na Better Tourism Lisbon Travel Market (BTL), que acontecerá entre 25 de fevereiro e 1º de março em Lisboa, Portugal. Para a ocasião, o Viaje Paraná também terá estande com coexpositores do turismo estadual selecionados por manifestação de interesse.


























