Seminário de Educação Previdenciária reforça importância do planejamento 19/08/2025 - 16:20
A Paranaprevidência realizou nesta terça-feira (19) o 1º Seminário de Educação Previdenciária, evento de capacitação de agentes, colaboradores, servidores e parceiros. O evento teve a parceria do Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Curitiba (IPMC) e da Escola de Gestão do Governo do Estado.
O secretário estadual da Administração e da Previdência, Luizão Goulart, abriu o evento destacando a importância da Educação Previdenciária desde o início da carreira do servidor público. “A responsabilidade de cada um dos órgãos aqui representados é de extrema importância. Hoje, estamos fazendo pelos servidores do Estado e do município aquilo que não fizeram por nós quando começamos, que é dar o acesso à informação e ao preparo para a inatividade”, destacou.
O secretário ressaltou, ainda, que o trabalho da Educação Previdenciária deve ser constante, no sentido de preparar o servidor para a aposentadoria. Ele também destacou a estabilidade da previdência do Estado. “Trabalhar com previdência sempre é desafiador, mas nos orgulhamos de poder dizer que temos uma previdência sólida, segura e equilibrada”, afirmou.
Felipe Vidigal, diretor-presidente da Paranaprevidência, destacou a importância do evento, do tema e das parcerias que possibilitam que o trabalho da instituição chegue a todos os servidores estaduais do Paraná. “Hoje contamos com a Secretaria da Educação, por meio dos Núcleos Regionais do Interior, com a Polícia Militar e com os Batalhões do Corpo de Bombeiros”, explicou. “É com essas parcerias que levamos o trabalho da previdência e o atendimento de qualidade a todos os servidores, aposentados e pensionistas que estão no Interior”.
O trabalho nesta área envolve cuidar de vidas e fazer os recursos financeiros renderem, segundo definiu Norberto Ortigara, secretário estadual da Fazenda e presidente do Conselho de Administração da Paranaprevidência. “Fomos o primeiro Estado a fazer a reforma da previdência. Ela foi necessária para equilibrar este compromisso entre gerações”, disse Ortigara. “O nosso compromisso é trabalhar, produzir, capacitar os agentes previdenciários, sejam eles funcionários da Paranaprevidência ou dos nossos parceiros, para que o nosso sistema seja cada vez mais forte”.
PARCERIAS – O encontro destacou-se por reunir grandes nomes e instituições importantes. Além da Escola de Gestão e o IPMC, participaram a OABPREV, CuritibaPREV, Polícia Militar e Batalhões do Corpo de Bombeiros, para debater temas essenciais ao setor.
A programação do seminário mesclou o aprofundamento técnico com a valorização do capital humano, oferecendo uma visão completa sobre a área. As palestras contaram com a participação de Clóvis de Barros, que abordou a resiliência, propósito e trabalho em equipe, e de Francisca Brasileiro, que conduziu um debate sobre a importância da educação previdenciária e financeira.
O evento também trouxe especialistas para discutir o futuro do setor. Leonardo Motta analisou as perspectivas dos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) e Elaine Cristina Cavalcanti Sales, coordenadora de Estudos Técnicos e Educação Financeira e Previdenciária do Ministério da Previdência, apresentou as ações do Ministério na área da Educação Previdenciária, principalmente as voltadas para as mulheres.
Segundo Jocelaine Moraes de Souza, presidente do IPMC, ao reunir diferentes órgãos e profissionais em um mesmo espaço, a iniciativa reforçou o compromisso com a troca de conhecimentos e o aprimoramento contínuo dos serviços previdenciários. “Este evento é resultado de uma importante parceria entre a cidade de Curitiba e o Estado do Paraná, pois os desafios previdenciários são comuns a quem trabalha com este tema. A discussão e a troca de experiências é sempre muito importante”, destacou.