Primeiro embarque do ano do Ganhando o Mundo Professor leva 132 docentes ao Canadá 06/02/2026 - 10:30
Um grupo de 132 professores da rede estadual de ensino do Paraná embarcou nesta sexta-feira (06) para Toronto, no Canadá. Foi o primeiro embarque da segunda edição do Programa Ganhando o Mundo Professor, que em 2006 levará 251 docentes ao país norte-americano, onde participarão de programas de formação continuada e atualização pedagógica, com foco em práticas educacionais contemporâneas e metodologias inovadoras. Os demais 119 selecionados partem neste sábado (07), também do Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais.
“Este momento simboliza o compromisso do Paraná com a valorização dos nossos professores e com a qualidade da educação pública. O Programa Ganhando o Mundo Professor é um investimento direto em quem faz a educação acontecer todos os dias dentro das salas de aula”, afirma o secretário de Estado da Educação Roni Miranda.
Antes mesmo do embarque, os professores passaram por um período estruturado de preparação, que integra o desenho pedagógico do programa. A formação da 2ª edição do Ganhando o Mundo Professor terá duração total de 12 semanas, combinando atividades no Brasil e no Canadá.
A escolha do Canadá como destino desta edição se deve à nota alcançada pelo país no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA), principal indicador de qualidade educacional internacional, no qual figurou entre os 10 primeiros, sendo o único das Américas a compor o ranking.
O colégio selecionado para a formação foi o Greystone College Vancouver. A instituição promove formação personalizada em língua portuguesa sendo considerada uma das principais instituições privadas de ensino profissionalizante do País.
Durante a etapa internacional, os docentes participarão de visitas técnicas, observação de aulas e vivências em escolas de educação básica, aprofundando-se em temas como metodologias ativas, educação inclusiva, gestão de sala de aula, uso de tecnologias educacionais e avaliação da aprendizagem, conforme destaca o secretário.
“O objetivo é que o conhecimento adquirido seja incorporado ao plano de trabalho dos docentes e replicado em toda a rede estadual de ensino, ampliando o repertório metodológico e fortalecendo a qualidade da educação no Paraná. Após o término da formação, o professor retorna ao Brasil para a implementação de seu projeto de intervenção e para a multiplicação dos conhecimentos junto à rede”, explica.
NOVAS EXPERIÊNCIAS – O professor Dilamar Melo de Bitencourt, que atua há 18 anos no Colégio Maria Isabel, na cidade de Araruna, no Centro-Oeste, está vivendo um momento de muita emoção. Tomado por aquele “friozinho na barriga”, ele conta que esta será a sua primeira viagem de avião e também a primeira internacional.
“Existe ansiedade, sim, mas ela vem acompanhada de muita alegria, gratidão e de um sentimento de realização por tudo que essa oportunidade representa. Ao longo desses 18 anos dedicados à educação pública, sempre acreditei no poder transformador da educação e na importância de investir na formação continuada. Participar desse intercâmbio vai muito além de uma experiência pessoal. É uma oportunidade de crescimento profissional, de trocas de conhecimento e de ampliação de horizontes”, afirma.
O programa também vai proporcionar a primeira viagem de avião para a professora Cristiane Nunes de Lima Gomes, do Colégio Estadual Manoel Romão Neto, a única escola estadual da cidade de Porto Rico, no Noroeste do Paraná. Professora de História e formadora desde 2023, com atuação em diferentes temáticas, Cristiane não esconde a emoção.
“A ansiedade está a mil diante dessa nova experiência, minhas expectativas são positivas e muito altas em relação a tudo que a gente vai aprender. Para minha carreira profissional, eu acredito que vai ser extremamente bom, me sinto impactada por esse intercâmbio e como retribuição eu pretendo trazer muitas melhorias às minhas aulas, porque eu acho que o grande objetivo nosso é em relação ao nosso aluno”.
“Mesmo atuando como formadora, eu me inscrevi como cursista para incentivar meus colegas da escola. Para verem que eles também podem, que é possível. E se planejarem para viver esse momento também”, complementa.
Elaine Cristina Reis, técnica pedagógica NRE Telêmaco Borba, nos Campos Gerais, espera que sua trajetória incentive outros professores a acreditarem no poder transformador da educação. “O intercâmbio representa a realização de um sonho e reforça a importância do investimento da Seed na formação docente como instrumento de transformação e inspiração”, afirma.
Foto: Fábio Dias/EPR
GANHANDO O MUNDO – Maior programa de intercâmbio internacional voltado à rede pública estadual no Brasil, o Ganhando o Mundo possibilita que estudantes e profissionais da educação tenham contato direto com práticas acadêmicas e culturais em instituições de referência no Exterior.
A versão do programa destinada aos professores foi lançada em 2023 e contemplou, em sua primeira edição, 99 docentes da rede estadual, que realizaram intercâmbio na Finlândia e no Canadá. Ao longo da experiência, os intercambistas participaram de formações voltadas ao aperfeiçoamento de metodologias pedagógicas e ao fortalecimento da prática docente em sala de aula.
A ação integra a política do Governo do Estado de incentivo à internacionalização da educação pública e de valorização dos profissionais da rede. Desde sua implementação, em 2022, o Ganhando o Mundo já beneficiou mais de 2.500 estudantes, professores e diretores. O investimento supera R$ 500 milhões e inclui custos com passagens, hospedagem, bolsas, documentação e acompanhamento completo dos participantes.










