Seminário capacita 800 coordenadores da Educação Profissional do Estado 17/09/2025 - 08:50
A Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR), por meio do Departamento de Educação Profissional e EJA (DEP), iniciou nesta terça-feira (16) a segunda edição do Seminário de Coordenadores de Curso da Educação Profissional. O evento, realizado no Rafain Palace Hotel & Convention, em Foz do Iguaçu, segue até quinta-feira (18) e reúne cerca de 800 coordenadores de curso de todo o Estado.
O encontro é voltado aos profissionais das 777 escolas da rede estadual que ofertam Ensino Profissional e Técnico (EPT) e tem como objetivo subsidiar e fortalecer o trabalho pedagógico e de gestão desses coordenadores. Após a formação, os participantes estarão aptos a multiplicar em suas escolas as iniciativas propostas pelo DEP, ampliando o impacto do seminário em toda a rede.
“Hoje, o coordenador de curso, além de compor a equipe gestora da escola, também ocupa um espaço muito importante dentro do EPT, assumindo funções pedagógicas, operacionais e de gestão”, explica o chefe do DEP, Anderson Canizella. “Ele é o responsável pela articulação pedagógica, com foco em experiências profissionais que preparem o estudante para o mundo do trabalho, além de ser um agente de fomento na empregabilidade desses estudantes”.
FORMAÇÃO – As atividades formativas foram distribuídas em uma carga horária de vinte horas durante os três dias de evento, divididas em oficinas que abordarão diversas temáticas que passam pelo papel do coordenador de curso e suas atribuições, mediação da aprendizagem, estratégias e gestão de sala de aula, empregabilidade, além de recomposição da aprendizagem e promoção de experiências profissionais na EPT.
"O ensino técnico representa uma grande oportunidade para os estudantes que desejam se preparar para o mercado de trabalho desde a educação básica", avalia o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda. “Um evento como esse, que fortalece a atuação dos coordenadores de curso, reforça pedagógica e operacionalmente o processo de expansão da educação profissional na rede estadual do Paraná”.
EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL – O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação do Paraná (Seed-PR), oferta gratuitamente cursos técnicos de diversos eixos tecnológicos, com carga horária mínima de 800 horas. Esses cursos possibilitam ao estudante tanto a continuidade dos estudos quanto a obtenção de uma certificação de nível médio para atuação profissional.
Atualmente, a Educação Profissional da rede estadual conta com mais de 45 opções de cursos, presentes em escolas dos 32 Núcleos Regionais de Educação (NRE), atendendo mais de 50 mil estudantes. Um levantamento da Seed-PR revela forte expansão da modalidade nos últimos quatro anos: foram 11.200 ingressantes em 2021, número que saltou para 27.800 em 2022, alcançou 31.800 em 2023 e 42.800 em 2024, até atingir o recorde de 50.200 estudantes em 2025 — crescimento de quase 350% no período.