Gestão da água: três comitês de bacias hidrográficas se reúnem nos próximos dias 03/11/2025 - 12:30

Três Comitês de Bacias Hidrográficas (CBHs) do Paraná se reúnem nos próximos dias para discutir pontos importantes da gestão da água no Estado. O Comitê do Baixo Ivaí e Paraná se encontra na quinta-feira (6), enquanto o CBH dos Rios Pirapó, Paranapanema 3 e 4 (Piraponema) tem agenda prevista para sexta-feira (7). Fechando a programação, a reunião do CBH Paraná 3 ocorre no dia 13 de novembro. Todos os encontros serão remotos, com transmissão pelo YouTube.

As atividades integram o plano de trabalho da Diretoria de Saneamento Ambiental e Recursos Hídricos do Instituto Água e Terra (IAT), órgão gestor do Sistema Estadual de Recursos Hídricos, que atua como Secretaria Executiva e oferece suporte técnico e financeiro aos comitês. Para mais informações sobre os CBHs e suas agendas, acesse www.iat.pr.gov.br na aba “Gestão das Águas”.

BAIXO IVAÍ E PARANÁ 1 – A 16ª Reunião Ordinária do CBH Baixo Ivaí e Paraná 1 será quinta-feira (6), às 9h30. A pauta prevê a discussão e aprovação do Relatório de Atividades de 2025 e do Plano de Trabalho para 2026; o agendamento das reuniões plenárias do próximo ano; o relato sobre a participação no 26º Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (ENCOB); e a apresentação de uma palestra intitulada “Diagnóstico e Estratégias de Conservação de Nascentes em Bacias Hidrográficas”. A população pode acompanhar as deliberações por este LINK.

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Baixo Ivaí e Paraná 1 é um órgão colegiado instituído pelo Decreto Estadual nº 3.048, de 19 de outubro de 2011. O escopo de atuação do Comitê abrange toda a extensão da Bacia do Paraná 1, bem como parte da Bacia do Rio Ivaí, totalizando uma área de 14.937 km², que engloba total ou parcialmente 53 municípios.

PIRAPONEMA – Na sexta-feira (7), às 14h, é a vez do CBH dos Rios Pirapó, Paranapanema 3 e 4 fechar as atividades previstas para o ano com a 48ª Reunião Ordinária. Entre os principais assuntos da pauta está a apresentação do Instituto Água e Terra sobre as obras de Controle de Erosão na Voçoroca Água da Mina, em Loanda, no Noroeste do Paraná. O encontro será transmitido por este LINK.

O CBH Piraponema tem como área de abrangência 56 municípios paranaenses: Alto Paraná, Alvorada do Sul, Ângulo, Apucarana, Arapongas, Astorga, Atalaia, Bela Vista do Paraíso, Cafeara, Cambé, Cambira, Centenário do Sul, Colorado, Cruzeiro do Sul, Diamante do Norte, Florestópolis, Flórida, Guairaçá, Guaraci, Iguaraçu, Inajá, Itaguajé, Itaúna do Sul, Jaguapitã, Jandaia do Sul, Jardim Olinda, Loanda, Lobato, Lupionópolis, Mandaguaçu, Mandaguari, Marialva, Maringá, Miraselva, Munhoz de Mello, Nossa Senhora das Graças, Nova Esperança, Nova Londrina, Paranacity, Paranapoema, Paranavaí, Pitangueiras, Porecatu, Prado Ferreira, Presidente Castelo Branco, Primeiro de Maio, Rolândia, Sabáudia, Santa Fé, Santa Inês, Santo Antônio do Caiuá, Santo Inácio, São João do Caiuá, Sarandi, Terra Rica e Uniflor.

PARANÁ 3 – Para concluir a agenda, a 42ª Reunião Ordinária do CBH do Paraná 3 ocorre no dia 13 de novembro, às 10h30. A pauta do encontro inclui, entre outros pontos, a análise e aprovação do Relatório de atividades de 2025 e do plano de trabalho para 2026. O evento será transmitido por este LINK.

O CBH Paraná 3 atua em 35 municípios paranaenses: Assis Chateaubriand, Boa Vista da Aparecida, Braganey, Cafelândia, Capitão Leônidas Marques, Cascavel, Céu Azul, Corbélia, Diamante do Oeste, Entre Rios do Oeste, Foz do Iguaçu, Guaíra, Ibema, Iracema do Oeste, Jesuítas, Lindoeste, Marechal Cândido Rondon, Matelândia, Medianeira, Mercedes, Nova Aurora, Ouro Verde do Oeste, Palotina, Pato Bragado, Quatro Pontes, Ramilândia, Santa Helena, Santa Lúcia, Santa Tereza do Oeste, São José das Palmeiras, São Miguel do Iguaçu, Terra Roxa, Toledo, Três Barras do Paraná e Vera Cruz do Oeste.

GESTÃO DA ÁGUA – Os CBHs são órgãos colegiados com atribuições normativas, deliberativas e consultivas, vinculados ao Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CERH/PR), e têm o objetivo de contribuir para a aplicação da Política Estadual de Recursos Hídricos na sua área de atuação a fim de garantir o controle social da gestão das águas, conforme estabelecido pela Lei Estadual 12.726/1999 e Decreto Estadual nº 9.130/2010.

Eles são constituídos por representantes do Poder Público, setores usuários de águas e sociedade civil, os quais compartilham responsabilidades na gestão dos recursos hídricos.

GALERIA DE IMAGENS