Com apoio do Estado, atletas do Paraná representam o Brasil no Mundial de Ginástica Rítmica 19/08/2025 - 17:30
O Paraná será destaque no 41º Campeonato Mundial de Ginástica Rítmica, entre os dias 20 e 24 de agosto, no Rio de Janeiro. A competição marca a primeira edição do torneio realizada na América do Sul e entra para a história como a maior em número de participantes, com 650 atletas de 78 países.
A competição no Rio de Janeiro é considerada a mais importante do circuito porque é nela que se definem os títulos mundiais oficiais, reconhecidos pela FIG (Federação Internacional de Ginástica). Quem vence aqui carrega o título de campeã mundial, diferente das Copas, que são mais preparatórias ou acumulam pontos de ranking.
Entre as convocadas pela Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), estão as paranaenses Bárbara Domingos, Mariana Gonçalves e Nicole Pircio. Bárbara, principal atleta brasileira da modalidade, disputa o individual, enquanto Mariana compõe a equipe do conjunto. Barbara e Mariana treinam no Clube AGIR Ginástica Rítmica, espaço administrado pela Secretaria de Estado do Esporte (SEES) no bairro Capão da Imbuia, em Curitiba.
Bárbara vive o auge da carreira e chega ao Mundial como referência nacional. Finalista olímpica em Paris-2024, ela também fez história ao vencer o individual geral no Campeonato Brasileiro de 2025, resultado alcançado em junho, também no Rio de Janeiro. Ela é a primeira brasileira a ganhar ouro no Individual Geral de Ginástica Rítmica nos Jogos Pan-Americanos e a primeira brasileira a entrar para o grupo das 12 melhores do Campeonato Mundial de Ginástica Rítmica.
Além da convocação para o Mundial, Bárbara já acumula uma trajetória de apoio constante no esporte paranaense. Foi bolsista do Programa Geração Olímpica e Paralímpica de 2012 a 2024 e, atualmente, é beneficiada pelo Programa Estadual de Fomento e Incentivo ao Esporte (Proesporte). Em 2025, o projeto da Associação de Ginástica Rítmica (AGIR), que contempla Bárbara e Mariana, recebeu R$ 199 mil em recursos do programa.
Com 20 anos de idade, Mariana Gonçalves também vive o ápice da carreira. Em julho deste ano, conquistou a medalha de ouro inédita com a Seleção Brasileira de Conjunto na Copa do Mundo de Ginástica Rítmica, em Milão, na Itália, que antecede o Campeonato Mundial de Ginástica Rítmica, no Rio de Janeiro, a mais importante do circuito.
Nascida em Piracicaba, no estado de São Paulo, Nicole Pircio mora e treina em Londrina, região norte do Paraná, e também vai disputar o Mundial de Ginástica Rítmica por conjunto. Nicole foi atleta olímpica em Tóquio-2020 e Paris-2024, e medalhista de ouro no Campeonato Pan-Americano de Ginástica de 2022, no Rio de Janeiro. Foi bolsista do Programa Geração Olímpica e Paralímpica em 2017 e de 2020 a 2024, maior programa de bolsas-atletas do Brasil.
O Governo do Paraná mantém investimentos contínuos no desenvolvimento da ginástica em três modalidades: artística, rítmica e trampolim. O suporte é viabilizado por meio do Proesporte, que atingiu um marco inédito neste ano. O Edital 06 recebeu 1.850 projetos, quase o dobro do recorde anterior, de 945 propostas em 2023. Desde 2018, o programa já destinou R$ 83 milhões para 577 projetos esportivos em todo o estado.
“Desde o nosso primeiro edital, em 2018, sempre tivemos projetos de ginástica contemplados, o que garante não apenas a manutenção das atividades, mas também o crescimento das atletas, oferecendo melhores condições de treinamento e oportunidades de participação nas grandes competições. Esse apoio faz toda a diferença para que o esporte continue transformando vidas e alcançando novos resultados para o Paraná e o Brasil.”, explicou Otávio Vinícius Taguchi, coordenador do Proesporte.
O Proesporte é financiado com recursos do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), permitindo que contribuintes destinem parte do imposto devido para fomentar o esporte no Paraná. O programa é complementado por ações de capacitação promovidas pela SEES, que já alcançaram centenas de gestores e proponentes em diferentes regiões do Estado.
MUNDIAL – O Mundial de 2025 terá formato inédito. Os dois primeiros dias (20 e 21) serão dedicados às classificatórias individuais, que vão definir as 18 finalistas do individual geral e as oito melhores em cada aparelho. Na sexta-feira (22) será realizada a decisão do individual geral. No fim de semana, o público acompanha as finais por aparelhos e as disputas de conjunto. As apresentações ocorrem na Arena Carioca 1, no Parque Olímpico do Rio de Janeiro, mesmo palco dos Jogos Olímpicos de 2016.
Convocação do Brasil para o Mundial de Ginástica Rítmica 2025:
Conjunto: Duda Arakaki, Nicole Pircio, Sofia Madeira, Maria Paula Caminha e Mariana Gonçalves.
Individual: Bárbara Domingos e Geovanna Santos.