Defesa Civil do Paraná impacta 2 mil pessoas sobre ações de prevenção de riscos 17/10/2025 - 17:30

A Defesa Civil do Paraná encerrou, nesta sexta-feira (17), a semana mais intensa do mês de atividades voltadas à Redução do Risco de Desastres (RRD), impactando mais de 2 mil pessoas em todo o Estado. Desde o início de outubro, diversas ações de conscientização vêm sendo promovidas em comemoração ao Dia Internacional para a Redução do Risco de Desastres, celebrado em 13 de outubro, em alinhamento com o tema definido pela Organização das Nações Unidas (ONU): “Invista em resiliência, não em desastres”.

Durante a semana comemorativa, de 13 a 17 de outubro, a programação foi intensificada com lives, seminários, ações do Programa Brigadas Escolares – Defesa Civil na Escola e atividades coordenadas com os Núcleos de Atuação Regional (NARs).

Entre as ações desenvolvidas, destacam-se as atividades do Programa Brigadas Escolares – Defesa Civil na Escola, que alcançaram todas as regiões do Paraná. Ao todo, 2.478 instituições foram convidadas, incluindo escolas do ensino fundamental (anos iniciais e finais), ensino médio da rede pública estadual e instituições de educação especial.

Para apoiar o trabalho pedagógico, foram produzidos materiais específicos, como um caderno orientativo para educadores, folders, slide e vídeos educativos. As atividades foram estruturadas como um ciclo de oficinas, com estações temáticas sobre prevenção, mitigação e preparação para riscos associados a chuvas intensas, alagamentos, enchentes, enxurradas e tempestades.

A integrante da coordenação estadual do programa, professora Juliana Saldanha, destacou o engajamento e a criatividade dos alunos. “Eles nos surpreenderam com a beleza de suas criações e com a forma como compreenderam o tema. Isso mostra que a prevenção de desastres começa, de fato, na escola”, afirmou.

Durante a semana, a Defesa Civil também promoveu quatro transmissões ao vivo, realizadas em três plataformas distintas, que ficarão disponíveis para consultas futuras. As lives abordaram temas como resiliência, monitoramento e alerta, objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) e recursos para fortalecimento de resiliência: Abertura da semana com o Coronel Fernando Schunig, Investindo em Resiliência: Resiliência, ODS e Emergência Climática, Monitoramento e Alerta, e  FECAP: Recursos para Resiliência.

Apenas na quinta-feira (16) não houve live, pois foi realizada a segunda edição do Seminário Estadual sobre Produtos Perigosos (P2R2), em formato híbrido. O evento reuniu especialistas da Comissão Estadual de Prevenção, Preparação e Resposta a Emergências Ambientais com Produtos Químicos Perigosos (P2R2), além de representantes de empresas e órgãos públicos envolvidos direta ou indiretamente com agentes Químicos, Biológicos, Radiológicos e Nucleares (QBRN).

As palestras contaram com profissionais de diversas instituições, promovendo uma troca de experiências sobre os desafios para construir e garantir a segurança no setor. Essa dinâmica reforçou a importância da resiliência como resultado da ação coletiva, construída com a contribuição de cada profissional e das parcerias institucionais.

RESULTADOS – O chefe da Divisão de Gestão de Riscos da Defesa Civil do Paraná, major Daniel Lorenzetto, celebrou os resultados alcançados. “Conseguimos atingir o público que esperávamos e fazer com que o conhecimento chegasse até ele. O evento foi um sucesso e ficará disponível online para futuras consultas”, destacou.

No total, as lives e o seminário reuniram mais de 2000 participantes online através de diversas plataformas e 50 pessoas presencialmente no auditório da Superintendência Regional da Polícia Rodoviária Federal no Paraná (PRF).

As atividades do mês de Redução do Risco de Desastres continuam até o final de outubro, reforçando o compromisso da Defesa Civil do Paraná em fortalecer a cultura de prevenção e a construção de comunidades mais resilientes. Confira AQUI o calendário.

GALERIA DE IMAGENS