Secretaria da Educação divulga desempenho dos alunos da rede na Prova Paraná Mais 06/01/2026 - 09:40

Os estudantes da rede estadual já podem conferir seu desempenho na Prova Paraná Mais. A Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR) publicou nesta terça-feira (6) o resultado da avaliação aplicada em novembro de 2025 para cerca de 72 mil estudantes. As notas da prova objetiva e da redação já estão disponíveis e podem ser consultadas AQUI.

“A Prova Paraná Mais é a principal ferramenta do Estado para avaliar o desempenho de nossos estudantes”, explica o secretário da Educação, Roni Miranda. “Por isso é muito importante que eles acessem a plataforma para conferir seus resultados”.

Os estudantes que desejarem contestar suas notas poderão entrar com recurso até esta quinta-feira (8). Basta seguir as instruções constantes na página de consulta.

Parte integrante do Sistema de Avaliação da Educação Básica do Paraná (Saep), a Prova Paraná Mais é uma avaliação em larga escala aplicada anualmente de forma censitária, abrangendo estudantes do 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e das 3ª e 4ª séries do Ensino Médio da rede estadual paranaense.

ACESSO AO ENSINO SUPERIOR – Além de avaliar o desempenho educacional dos alunos da rede paranaense, a Prova Paraná Mais também é uma oportunidade de acesso ao Ensino Superior para os concluintes do Ensino Médio: as notas podem ser utilizadas para ingresso nas universidades estaduais paranaenses. Isso é possível graças ao programa Aprova Paraná Universidades, uma parceria entre a Seed-PR e a Secretaria de Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti).

O programa reserva 20% das vagas das universidades estaduais para os alunos das 3ª e 4ª séries do Ensino Médio que realizarem a Prova, desde que não zerem a pontuação na redação. Eles podem se candidatar a até duas opções de cursos nas universidades participantes. A oferta para 2026 é de 3.757 vagas distribuídas em 440 cursos de nível superior.

“A primeira edição do programa, em 2025, foi um grande sucesso. Para este ano, esperamos uma participação ainda maior de nossos alunos, para que eles consigam conquistar a vaga tão sonhada por eles e suas famílias no Ensino Superior”, afirma o secretário.

GALERIA DE IMAGENS