Missão Paraná II: programa Mulher Segura promove diversas ações em Londrina 15/09/2025 - 18:40

O Programa Mulher Segura, desenvolvido pela Secretaria da Segurança Pública do Paraná, ampliou sua atuação em Londrina durante uma série de ações realizadas na região Norte do Estado por meio da Missão Paraná II. Nesta segunda-feira (15), foi promovido um seminário na Câmara Municipal com foco na temática “Mulher Segura e Prevenção ao uso de Drogas”, reunindo especialistas e lideranças locais.

“A proteção da mulher exige mais do que medidas legais, ela demanda presença, escuta e transformação social”, destaca o secretário da Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira. “Cada palestra, roda de conversa e ação nas comunidades é uma oportunidade de romper o silêncio, fortalecer vínculos e mostrar que o Estado está ao lado de quem mais precisa. É assim que construímos caminhos mais seguros e justos para todas”.

“O diálogo entre o Estado, Poder Público, as lideranças comunitárias e a Rede de Atendimento à Mulher é o alicerce para construirmos políticas eficazes de enfrentamento à violência e garantirmos que nenhuma mulher seja deixada para trás. É a partir dessa união que transformamos o discurso em ação”, enfatizou o coordenador do Programa Mulher Segura, coronel Dalton Perovano.

“Os investimentos por parte do Estado em viaturas, equipamentos, armamentos, tecnologias e na valorização dos policiais têm refletido diretamente na redução da violência doméstica e dos índices de feminicídio”, completou.

Além do seminário, Londrina recebe nesta terça-feira (16), às 9h, uma reunião da Rede de Proteção à Mulher, realizada no auditório do 5º Batalhão da Polícia Militar (BPM). O encontro reunirá representantes de instituições públicas e da sociedade civil para discutir estratégias de enfrentamento à violência contra esse público.

Ainda nesta terça, no mesmo local, às 14h, serão promovidas palestras com os temas “Mulher Segura”, “De Homem para Homem” e “Mulher Segura — Adolescentes”, abordando desde a prevenção à violência até a conscientização de jovens e adultos.

INDICADORES – No comparativo de 2023 e 2024, o número de visitas comunitárias realizadas pelo Programa Mulher Segura cresceu 332%, passando de 12 mil para 51,9 mil ações em campo. Apenas no primeiro semestre de 2025 o aumento foi de 86,6% em relação ao mesmo período do ano anterior, refletindo o fortalecimento da presença do Estado nas comunidades.

Já foram promovidas 1,3 mil palestras em diferentes regiões do Paraná, alcançando diretamente 105,3 mil pessoas com temas voltados à prevenção da violência, promoção da cidadania e fortalecimento das redes de apoio. A pasta projeta capacitar mais 1,4 mil profissionais até o fim do ano e consolidar a atuação do programa nos 399 municípios paranaenses.

PRESENÇAS – Participaram do evento cerca de 150 pessoas. Também estavam presentes o prefeito de Londrina, Tiago Amaral, e o presidente da Câmara Municipal, vereador Emanoel Gomes, além de lideranças comunitárias e representantes da Rede de Atendimento à Mulher.

GALERIA DE IMAGENS