Primeira unidade do Poupatempo em Curitiba já realizou 23 mil atendimentos 15/12/2025 - 18:10

Criado para facilitar a vida da população, o Poupatempo Paraná teve sua primeira unidade inaugurada em outubro, no Shopping Estação, em Curitiba. Em pouco mais de dois meses, foram 23.003 atendimentos. O programa funciona centralizando em um mesmo espaço uma série de serviços prestados pelo poder público: já são mais de 240, envolvendo pelo menos 20 órgãos estaduais.

Até o último dia 14 de dezembro, os serviços mais procurados nessa unidade foram os de emissão e entrega de 1ª e 2ª via de carteira de identidade; acesso gratuito à internet; e agendamento no balcão digital (computadores usados pela população para agendar os serviços que necessitam). Mas as demandas são as mais variadas.

Quem precisa de serviços da Copel, por exemplo, consegue solicitar ali uma nova ligação de energia, a mudança de titularidade, a emissão de segunda via da fatura e a atualização de dados cadastrais. Da mesma forma, os atendimentos da Sanepar contemplam solicitação de ligação de água e esgoto, verificação de consumo, emissão de faturas e cadastro na Tarifa Social.

A Cohapar, por sua vez, oferece atualização de cadastro de mutuários, consulta à inscrição em programas habitacionais e informações sobre o programa Casa Fácil Paraná, que facilita o acesso à moradia própria para famílias de baixa renda. Os usuários também poderão acessar serviços do Detran-PR, como emissão e renovação da CNH, transferência de veículos, pagamento de taxas e multas. Podem ainda solicitar o parcelamento do IPVA, entre outras possibilidades.

Na área de educação, os pais podem efetivar as matrículas de estudantes nos colégios estaduais, solicitar histórico escolar, diploma e transferência escolar. Além disso, é oferecido o atendimento da Secretaria do Trabalho, Qualificação e Renda, com encaminhamento ao seguro-desemprego, consultas de vagas de emprego e emissão da Carteira de Trabalho Digital.

Outros órgãos que também estão presentes são o Instituto de Identificação, responsável pela emissão da carteira de identidade, o Procon-PR, a Receita Estadual, o Instituto de Previdência dos Servidores do Paraná (Paranaprevidência).

De maneira geral já foram realizados mais de 89 mil atendimentos nas unidades de Curitiba, Araucária, São José dos Pinhais, Ponta Grossa, Maringá, Umuarama e Londrina. Também já há novas unidades em funcionamento em Foz do Iguaçu, Cascavel, Guarapuava e uma terceira em Curitiba, mas ainda com atendimentos em estágios iniciais.

AGENDAMENTO – A orientação para o público é que seja feito o agendamento antes de se deslocar a qualquer uma das unidades já em funcionamento do programa. Isso pode ser feito por meio do site poupatempo.pr.gov.br, que centraliza todos os serviços digitais e permite interagir com o assistente virtual. Outra opção é o aplicativo oficial do Poupatempo Paraná para smartphones com sistema Android. Além do agendamento, a plataforma reúne os serviços mais procurados e é outra alternativa para quem precisa resolver demandas pelo telefone celular.

O horário de funcionamento da unidade, de segunda a sexta-feira, vai das 8h às 17h. Enquanto o Shopping Estação estiver aberto, porém, é possível solicitar alguns serviços pelos totens de autoatendimento.

Até março do próximo ano, as 20 unidades projetadas do Poupatempo Paraná estarão em operação no Estado. Nove já foram inauguradas, sendo duas em Curitiba, e uma em Londrina, Ponta Grossa, Maringá, São José dos Pinhais, Foz do Iguaçu, Araucária e Cascavel. Outros três espaços estão prestando serviços ainda em fase de testes: Colombo, Guarapuava e uma terceira unidade na capital.

DÚVIDAS ONLINE – Os cidadãos paranaenses que têm dúvidas sobre o Poupatempo Paraná, as unidades em funcionamento e os serviços prestados podem buscar respostas no WhatsApp oficial do programa, disponível 24 horas por dia pelo número (41) 3040-2060. O contato via aplicativo de mensagens oferece atendimento rápido e seguro, com orientação imediata de acesso a informações de suporte para emissão de documentos, agendamentos, consultas e outros serviços.

GALERIA DE IMAGENS