Área PcD do Verão Maior Paraná em Matinhos já recebeu mais de 5 mil pessoas 30/01/2026 - 20:01
A área destinada às pessoas com deficiência montada pelo Governo do Estado no palco Matinhos para os grandes shows do Verão Maior Paraná já recebeu mais de 5 mil pessoas desde o início da temporada. O espaço, criado para garantir acessibilidade, conforto e segurança, é um dos pontos mais celebrados do festival por quem precisa de um ambiente adequado para curtir os shows.
Nesta sexta-feira (30), dia da apresentação de uma das atrações mais aguardadas do evento, a sertaneja Ana Castela, cerca de 300 pessoas já estavam no local horas antes do espetáculo.
Pensado principalmente para pessoas com deficiência e dificuldade de locomoção, o espaço também vem atendendo crianças no espectro autista, público que cresce especialmente em shows com grande presença infantil, como é o caso da apresentação de Ana Castela.
De acordo com a coordenadora da Política da Pessoa com Deficiência da Secretaria do Desenvolvimento Social e Família (Sedef), Quellen Silveira Coden, o objetivo é garantir que todos tenham condições iguais de aproveitar as apresentações.
“É um espaço reservado para pessoas com deficiência, principalmente com mobilidade reduzida, para que elas consigam acessar o show com equidade, enxergar na linha do palco e se divertir com segurança, com todo o conforto que merecem", explica.
Para as crianças com autismo, o ambiente controlado faz toda a diferença. “Aqui tem segurança, bombeiro, equipe treinada e sempre um familiar junto. Se a criança precisar sair, o responsável está ao lado, consegue se regular e voltar no tempo dela. Ela pode caminhar, buscar água, ir ao banheiro e retornar ao show no ritmo dela. Isso é muito importante", detalha a coordenadora.
Entre as crianças que esperam para assistir ao show da "boiadeira” Ana Castela está Ana Júlia Ribeiro Coimbra Artigas, de 7 anos, que tem autismo nível 2 e acompanha tudo bem perto do palco. “Eu achei incrível. Eu nunca vi um show tão enorme. Eu tô na frente, perto do palco. Eu tô realizando o meu sonho favorito”, contou.
A avó, Silvana Maria Ribeiro, destacou a importância do espaço para o desenvolvimento da neta durante o evento. “Aqui ela fica de boa. Você viu que ela se desenvolveu até na fala. Se fosse no meio do público, ela não ia conseguir ficar”, disse.
Outra pequena fã é Yasmin Rodrigues de Oliveira, também de 7 anos. “Eu estou na frente do palco. Vou ver tudo. É muito legal”, falou empolgada.
A mãe de Yasmin, Josi de Oliveira, elogiou a organização e reforçou que o espaço faz toda a diferença para as famílias.
“Achei a área PCD bem legal, bem organizada. As cadeiras são sensacionais”, contou. “Para ela, sem essa estrutura, a experiência seria inviável. Se fosse só na areia, não daria. Teria que chegar muito cedo e, mesmo assim, não seria como aqui. Tenho certeza que esse espaço é ideal, é disso que elas precisam, desse apoio", afirmou.
Em Matinhos, a área PcD localizada em Caiobá passou a comportar até 360 pessoas nesta temporada, um crescimento superior a 14% em relação ao ano anterior. Em Pontal do Paraná, o espaço tem capacidade para até 120 pessoas. Nos dois locais, a estrutura foi planejada para oferecer visão privilegiada do palco, além de telões que permitem acompanhar os shows.




















