Paraná integra ação Brasil-Paraguai para certificação de bancos de leite humano 04/11/2025 - 17:57
Começou nesta terça-feira (4), em Cidade de Leste, o I Congresso Binacional de Certificação de Qualidade em Bancos de Leite Humano. O evento faz parte da cooperação técnica em saúde entre Brasil e Paraguai para implantação do Programa de Certificação Fiocruz de Bancos de Leite Humano (PCFioBLH). A iniciativa reforça o compromisso conjunto pela qualidade, segurança alimentar e redução da mortalidade infantil na América do Sul.
O Paraná integra a comitiva brasileira que está à frente da iniciativa. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) participa das discussões e contribui com o desenvolvimento do processo de certificação de qualidade dos Bancos de Leite Humano no Paraná, visando fortalecer a rede de unidades no Estado.
Para o secretário da Saúde, Beto Preto, a participação do Paraná consolida o Estado como um dos principais articuladores da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, contribuindo para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e a cooperação internacional. “Essa união de esforços reforça o compromisso para a redução da mortalidade infantil e a promoção da saúde desde os primeiros dias de vida”, destacou o secretário.
O Congresso Binacional, que é coordenado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em parceria com o Ministério da Saúde e a Agência Brasileira de Cooperação, começou no Paraguai e seguirá na quinta e sexta-feira (6 e 7) em Foz do Iguaçu, no Oeste do Estado. A implantação do programa de certificação da Fiocruz no país vizinho reforça a parceria e o compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e o fortalecimento da Rede Global de Bancos de Leite Humano.
O encontro reúne gestores públicos, pesquisadores, profissionais de saúde e representantes de organismos internacionais em um espaço voltado ao fortalecimento dos processos de certificação de qualidade em Bancos de Leite Humano e à ampliação da integração regional em torno dessa temática.
“A participação da Sesa nesse Congresso reforça nosso compromisso com o fortalecimento da Rede de BLH e com o enfrentamento da mortalidade infantil. A qualidade do que fazemos em cada banco de leite reflete diretamente na saúde e no futuro dos bebês que dependem desse alimento tão essencial”, ressaltou a chefe da Divisão de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente da Sesa, Fernanda Crosewski.
AVALIAÇÃO CONTÍNUA - A certificação, criada pela Fiocruz e reconhecida pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS), tem como objetivo fortalecer capacidades científica, produtiva e gerencial dos Bancos de Leite Humano (BLH), garantindo a qualidade do produto distribuído e a segurança alimentar e nutricional de recém-nascidos e lactentes, especialmente os prematuros e de baixo peso.
Na prática o PCFioBLH estrutura um modelo de excelência para a rede com base em seis eixos específicos de avaliação, o que orienta os bancos na busca por padrões mais elevados de funcionamento. Essa ação estratégica implica em avaliações mais rigorosas em diversas áreas como infraestrutura, equipamentos, processamento, controle de qualidade e capacitação profissional, visando a segurança alimentar e nutricional do recém-nascido e lactente.
O programa também promove a colaboração e o desenvolvimento de centros colaboradores regionais para capacitar profissionais em suas próprias regiões, treinando seus profissionais localmente. Bancos de Leite que cumprem os critérios recebem uma certificação da Fiocruz, o que pode aumentar a credibilidade e a confiança pública e institucional no serviço prestado.
A avaliação dos resultados das auditorias permite que os bancos identifiquem pontos de melhoria, resultando em um aprimoramento contínuo dos processos, desde a coleta até a distribuição do leite humano.








