Feira Sabores do Paraná 2025 terá como novidade uma seção de hortifruticultura 08/08/2025 - 11:40
A Feira Sabores do Paraná, que acontece entre os dias 21 e 24 de agosto no Centro de Eventos Positivo, no Parque Barigui, em Curitiba, traz uma novidade na edição deste ano: os visitantes terão a seu dispor uma seção de hortifruticultura, com possibilidade de adquirir hortaliças, frutas e leguminosas in natura. Essa seção se une ao oferecimento dos já tradicionais produtos da agroindústria familiar do Estado e às aulas-show, que foram introduzidas no ano passado. A entrada é gratuita.
A feira tem o objetivo de fomentar a agricultura familiar, o comércio de seus produtos e a promoção de contato direto entre produtores e consumidores no Estado. Ao todo 140 pequenas agroindústrias foram cadastradas para participar. A expectativa é de que durante os quatro dias mais de 50 mil pessoas visitem o local, conhecendo e comprando os produtos provenientes exclusivamente de produtores com Cadastro Nacional de Agricultura Familiar (CAF).
A adição de novos produtos a cada edição da feira tem o objetivo de aumentar o alcance de consumidores, oferecer maior cardápio da culinária do Estado e contribuir com o desenvolvimento da agropecuária paranaense em setores diversos. Esta expansão resulta na participação de novos produtores rurais, como Laís Suzana Sary, de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba.
A agricultora produz hortaliças, em uma estufa de 1.000 m², com capacidade para plantar até 30 mil maços simultaneamente. Por semana ela vende aproximadamente 2 mil maços de rúcula, 700 de agrião, 600 de cebolinha, 300 de salsinha e 200 de espinafre. Todas as variedades são produzidas em um sistema hidropônico de cultivo e serão vendidas na Feira Sabores do Paraná 2025.
ara Laís, a feira representa uma oportunidade de novas vendas e de reconhecimento da qualidade dos produtos. “Saber que vai ser a primeira edição que vai ter produtos in natura é bem legal, porque a gente espera conhecer novas pessoas, quem sabe alcançar novos públicos que a gente ainda não venda”, avalia. “É importante que o público entenda o que é o produto hidropônico, que vem também da agricultura familiar, para valorizar mais”, afirma a produtora de hortaliças.
A Feira Sabores do Paraná 2025 é organizada pela Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab) e pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar-Emater (IDR-Paraná), com apoio da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares do Estado do Paraná (Fetaep), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/PR), Centrais de Abastecimento do Paraná (Ceasa), Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Curitiba (SMSAN) e Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar).
RESULTADOS – Em 2024, após um hiato de dez anos, a Feira Sabores do Paraná voltou a ser realizada. Uma parcela dos produtores que estão participando neste ano também esteve presente no Museu Oscar Niemeyer no final de novembro e começo de dezembro do último ano, expondo e comercializando seus produtos. Um exemplo é a produtora artesanal Catarina Novak Guibet, de Quatro Barras, município da Região Metropolitana de Curitiba, que comercializa alfajores, biscoitos, bolachas, bolos, cucas, quiches e tortas doces.
Segundo ela, após a participação, as encomendas aumentaram consideravelmente. Além disso, vários clientes que vieram da feira ainda compram os quitutes artesanais. “O que não foi vendido lá, os próprios clientes que compraram lá vieram atrás dos produtos em um segundo momento, E até hoje eu tenho clientes que vêm, que pedem lá de Curitiba para poder apreciar, continuar apreciando os produtos”, ressalta. “A expectativa deste ano é de dobrar as vendas.”
HISTÓRICO – Durante a edição de 2024 mais de 19 mil pessoas passaram pela feira e prestigiaram as mercadorias de 76 expositores. Destes, 66 paranaenses e 10 do Rio Grande do Sul. Mais de 300 pessoas participaram das 17 aulas-show, atividades com o objetivo de orientar e aproximar o público da produção culinária. Ao todo, mais de 14 mil unidades foram vendidas, ou por unidade, peso, garrafas, caixas ou em copos. O faturamento total foi de mais de R$ 446 mil.
SUSAF – Com uma estrutura e possibilidade de participação maiores, a organização reservou uma porcentagem das vagas para agroindústrias que aderiram ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf).
A iniciativa reconhece a equivalência do Sistema de Inspeção Municipal (SIM) ao serviço de inspeção estadual, permitindo que os produtos de agroindústrias familiares, artesanais e de pequeno porte, que sigam os padrões de qualidade estabelecidos, sejam comercializados em todo o estado do Paraná.