Aluno paranaense participa da Olimpíada Internacional de Inteligência Artificial, em Pequim 08/08/2025 - 15:20

O estudante do 3º ano do ensino médio na rede estadual do Paraná Samuel Mobilia Mota representou o Brasil na Olimpíada Internacional de Inteligência Artificial (IOAI), que aconteceu nesta semana, em Pequim, na China. A participação do aluno é resultado do seu desempenho na 1ª Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial (ONIA).

A IOAI é considerada uma das principais competições internacionais voltadas para jovens talentos na área da inteligência artificial. O evento reúne estudantes de diversos países, promovendo desafios que envolvem resolução de problemas por meio de algoritmos, aprendizado de máquina, ética em IA, entre outras competências essenciais no cenário tecnológico atual.

Natural de Santo André, em São Paulo, mas criado desde os dois anos de idade no Paraná, Samuel está no 3.º ano do ensino médio do Colégio Estadual Cleoracy Aparecida Gil, em Douradina, no Noroeste do Estado.

O jovem se destacou entre mais de 716 mil participantes inscritos na 1ª Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial (ONIA), que teve início no final de 2024 e terminou depois de sete meses e quatro fases intensas de disputadas. No Paraná, conquistou o 3º lugar e, depois, ficou entre os 28 melhores do país demonstrando domínio técnico e criatividade na aplicação de soluções em inteligência artificial.

Além de representar o Brasil na competição, ele também teve a oportunidade de conhecer pontos turísticos emblemáticos da China.

Durante a programação da Olimpíada Internacional, ele participou de provas práticas e teóricas, além de workshops com especialistas renomados da área. A experiência tem proporcionado a ele não apenas a oportunidade de aplicar seus conhecimentos mas, também, de trocar experiências com jovens de diferentes culturas e realidades, ampliando sua visão sobre o papel da tecnologia no mundo.

“Foi uma experiência incrível e totalmente única, de muito aprendizado e troca com pessoas do mundo todo. Teve atrações culturais, visitamos a muralha da China e as universidades. Estou muito feliz em ter representado o Brasil e a minha cidade aqui na China”, destacou.

O secretário de Inovação e Inteligência Artificial do Paraná, Alex Canziani, celebrou a conquista do jovem. “Ter o Samuel em uma competição internacional como essa é motivo de orgulho para todo o Paraná. Ele representa o talento e o potencial dos nossos jovens. A sua participação evidencia a importância de incentivar o ensino de tecnologia e inovação nas escolas e como essas iniciativas podem transformar vidas e abrir portas para o futuro”, destacou o secretário.

O Brasil também foi representado por outros três jovens talentos, e dois deles conquistaram medalhas de bronze: Gabriel Neves Siqueira, de São Paulo (SP) e Ícaro Silva da Rosa Linck Fróes, de Canoas (RS).

PARANÁ EM DESTAQUE – O Paraná foi destaque da competição desde a primeira fase, com mais de 30 mil alunos seguindo para a segunda etapa. Foram classificados para a terceira 3.332 alunos de todo o País, sendo 1.378 (41,3%) do Paraná, entre estudantes do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio de toda a rede estadual de ensino. Na última etapa, novamente os paranaenses lideraram com 87 classificados entre os 235 finalistas.

Em cada fase, os alunos disputaram de forma virtual diferentes provas, como letramento digital, provas sobre implicações sociais da IA, tarefas práticas, além de provas sobre análise de dados.

INCENTIVO ESTADUAL – Como forma de premiar e estimular a participação na competição, o Governo do Estado, por meio das secretarias da Inovação e Inteligência Artificial (Seia) e da Educação (Seed), vai entregar notebooks e tablets para os 50 alunos que obtiveram as melhores notas na prova da 3ª fase da ONIA. Ao todo, serão distribuídos 70 prêmios, que somam R$ 380 mil em investimentos estaduais. A logística para entrega dos prêmios será divulgada pela Secretaria de Inovação e IA.

GALERIA DE IMAGENS