Mil veículos usam a Perimetral Leste de Foz em menos de 24 horas após entrega da obra 12/12/2025 - 12:30
Menos de um dia após a entrega da Perimetral Leste, em Foz do Iguaçu, a nova rodovia do Oeste já registrou mil veículos circulando pelo trecho, demonstrando a rápida adesão de motoristas ao novo acesso. A obra, inaugurada na tarde de quinta-feira (12) pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, representa um marco importante na mobilidade da região e no fluxo internacional de cargas. Com a futura liberação da Ponte da Integração Brasil-Paraguai a expectativa é de aumentar ainda mais esse fluxo.
De acordo com a estimativa do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), apenas de caminhões vindos da Argentina, que antes cruzavam o perímetro urbano de Foz do Iguaçu, 180 veículos utilizaram a nova ligação, aliviando o tráfego pesado de dentro da cidade.
Com 14,7 quilômetros de pavimentação em pista totalmente nova, a Perimetral Leste conecta a BR-277 diretamente à Ponte da Integração Brasil–Paraguai. A via facilitará a futura operação plena da ponte assim que a Receita Federal e forças federais concluírem sua instalação no local, abrindo caminho para o desafogamento da Ponte da Amizade, atualmente a fronteira mais movimentada do País.
O investimento total ultrapassou R$ 443,9 milhões, sendo R$ 86,8 milhões aportados pelo Governo do Paraná por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura e Logística. Além da pavimentação, o projeto inclui duas novas aduanas destinadas à Receita Federal e órgãos de fiscalização, além de seis viadutos que reorganizam a circulação de veículos. Toda a execução e fiscalização estiveram sob responsabilidade do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), que classificou o empreendimento como um dos mais complexos dos últimos anos devido às revisões técnicas necessárias ao longo da obra.
A nova perimetral integra um pacote de intervenções realizadas pelo Governo do Estado em parceria com a Itaipu Binacional na infraestrutura de Foz do Iguaçu. O conjunto inclui a própria Ponte da Integração, já concluída; a duplicação da Avenida das Cataratas, em andamento; e a ampliação da pista do Aeroporto Internacional, atualmente uma das maiores do Brasil.








