Mutirão de emprego em Curitiba teve 2 mil atendimento e 500 candidatos pré-aprovados 20/08/2025 - 17:50

O bairro Fazendinha, em Curitiba, foi palco de um mutirão de empregos nesta quarta-feira (20). Organizado pela Secretaria de Estado do Trabalho, Qualificação e Renda em parceria com a Prefeitura de Curitiba, o evento contou com 60 empresas e disponibilizou mais de 3.500 vagas em diversas áreas. Ao todo, foram realizados 2.162 atendimentos, e 528 trabalhadores saíram pré-aprovados, com entrevistas presenciais já agendadas.

O evento contou com empresas de setores variados, como comércio, serviços, construção civil e indústria. Pessoas de diferentes idades e formações buscaram oportunidades de emprego, reforçando o papel do mutirão como ferramenta de inclusão social e de geração de renda para centenas de famílias.

Para o secretário do Trabalho, Qualificação e Renda do Paraná, Do Carmo, a realização do mutirão reforça o compromisso do governo em ampliar o acesso ao mercado. “O Paraná tem hoje mais de 20 mil vagas abertas, e é uma grande satisfação ver que, por meio desses mutirões de emprego, conseguimos aproximar trabalhadores e empresas, gerando oportunidades reais para a nossa população. Essa parceria demonstra o compromisso do Governo em apoiar quem busca uma colocação no mercado de trabalho e em fortalecer ainda mais o desenvolvimento do nosso Estado”, reforça.

A movimentação foi intensa desde as primeiras horas da manhã. Aline Alves Santos, participante do mutirão, comemorou sua pré-aprovação: “Fiquei dois meses desempregada e vim ao mutirão aberta a novas experiências. Já fui pré aprovada em uma empresa e amanhã tenho entrevista presencial. Isso vai me ajudar muito, porque não gosto de ficar parada. Estou bem empolgada e com a ansiedade a mil”, conta.

Além de oferecer novas oportunidades para quem está em busca de trabalho, o mutirão também fortaleceu a conexão entre empresas e candidatos. Lucielle Ribeiro, analista de RH da empresa A.Yoshii, avaliou positivamente a iniciativa. “Esse tipo de mutirão tem um impacto muito positivo, porque a empresa alcança um público maior e os trabalhadores conseguem encontrar novas oportunidades”.

De acordo com o administrador regional dos bairros Fazendinha e Portão, Rodrigo Reis, a estrutura montada foi pensada para atender de forma integrada às necessidades da população. “A Regional Fazendinha Portão, em Curitiba, atende mais de 200 mil moradores e recebeu uma estrutura ampla para oferecer oportunidades de emprego e acesso a serviços públicos. No local, as empresas estão presentes para realizar contratações”, ressalta.

MUTIRÕES – A ação faz parte de uma mobilização estadual promovida ao longo de 2025 pela Secretaria do Trabalho, Qualificação e Renda do Paraná, que já contabiliza mais de 100 mutirões realizados em todo o Estado, com 26 mil vagas disponibilizadas e cerca de 10 mil encaminhamentos. A rede estadual de intermediação tem se mostrado um elo eficaz entre trabalhadores e empresas, fortalecendo o mercado local e promovendo inclusão social.

GALERIA DE IMAGENS