UENP e IDR-Paraná promovem 4º Dia de Campo Orgânico e anunciam biofábrica pública 17/10/2025 - 12:10

A Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) e o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná) realizam em 7 de novembro o 4º Dia de Campo Orgânico do Norte Pioneiro, no município de Bandeirantes. O encontro reunirá produtores, pesquisadores e técnicos para apresentar soluções sustentáveis de cultivo e marcará o anúncio da primeira biofábrica pública da região, dedicada à produção de bioinsumos para a agricultura familiar.

O evento será realizado no campus Luiz Meneghel da UENP, e integra o Programa Paraná Mais Orgânico, iniciativa do Governo do Estado que orienta agricultores familiares interessados em produzir alimentos orgânicos e apoia a certificação desses produtores no Paraná.

A programação contará com sete estações de cultivo, com demonstrações práticas de hortaliças, café, milho e feijão. Além das atividades de campo, um pavilhão de expositores apresentará insumos e tecnologias permitidas na produção orgânica, aproximando produtores, pesquisadores e empresas ligadas ao setor.

A estrutura da fábrica será instalada no campus avançado Luiz Meneghel da UENP, mesmo local do evento, e deve atender gratuitamente agricultores familiares e cooperativas do Norte Pioneiro. Os produtos desenvolvidos substituem parte dos fertilizantes e defensivos químicos e reduzem custos e impactos ambientais para os produtores.

A biofábrica funcionará como um laboratório de produção de bioinsumos agrícolas, voltado à multiplicação de microrganismos que favorecem o desenvolvimento das plantas. Entre eles estão bactérias e fungos benéficos que fortalecem o solo, estimulam o crescimento das raízes e atuam no controle biológico de pragas e doenças.

A biofábrica contará com dois contêineres adaptados, equipados com laboratório de controle de qualidade, bioreatores e sistemas climatizados para produção e armazenamento de bioinsumos.

Segundo o professor Rogério Macedo, coordenador do NEAT e organizador do evento, a proposta representa um avanço técnico e social para o Norte Pioneiro. “A biofábrica será a primeira experiência pública instalada em uma universidade estadual com o objetivo de atender agricultores familiares. A cada mês será feita a distribuição de bactérias voltadas ao crescimento de raízes e ao controle biológico de pragas e doenças, beneficiando produtores atendidos pelo Programa Paraná Mais Orgânico, assentamentos e cooperativas da região”, afirmou.

O projeto é desenvolvido pela UENP, por meio do Núcleo de Estudos de Agroecologia e Territórios (NEAT) e do Centro de Agrotecnologia, em parceria com o IDR-Paraná. A iniciativa também conta com o apoio da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Paraná (SETI), da Secretaria de Inovação e Inteligência Artificial do Estado (SEIA) e da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP).

Serviço:

4º Dia de Campo Orgânico do Norte Pioneiro

Data: 7 de novembro de 2025, das 8h30 às 17h30

Local: UENP – Campus Luiz Meneghel, Bandeirantes (PR)

Entrada gratuita

GALERIA DE IMAGENS