Paraná e Peru discutem parceria para fortalecer promoção do turismo 03/11/2025 - 17:30
O vice-governador Darci Piana se reuniu nesta segunda-feira (3), no Palácio Iguaçu, com o embaixador do Peru no Brasil, Rómulo Acurio, para discutir o fortalecimento da promoção do turismo entre o Paraná e o país sul-americano. Curitiba sedia, na noite desta segunda-feira (03), o lançamento da Peru Week Brasil, campanha promocional que incentiva os brasileiros a visitarem o Peru.
O evento está em sua 12ª edição e é organizado pela pela Comissão de Promoção do Peru para a Exportação e o Turismo (PromPeru) em diversos estados brasileiros. Entre 03 e 20 de setembro, a ação oferece passagens aéreas e pacotes de viagem a preços promocionais, além de cardápios gastronômicos especiais em restaurantes peruanos localizados em cidades do Brasil, inclusive na capital paranaense.
O Viaje Paraná, órgão de promoção do turismo do Estado, também planeja eventos semelhantes para divulgar os destinos paranaenses naquele País. Somado a isso, será retomada em dezembro a rota aérea entre Foz do Iguaçu e Lima, promovendo o intercâmbio de turistas entre dois dos principais destinos da América do Sul. Curitiba já conta com três voos semanais diretos até a capital peruana.
“É uma rota importante, porque pode trazer ao Paraná turistas estrangeiros, principalmente asiáticos, que viajam para o nosso continente tendo o Peru como porta de entrada”, afirmou o vice-governador. “Enquanto Foz tem as Cataratas do Iguaçu, uma das Sete Maravilhas da Natureza, Machu Picchu, no Peru, é um patrimônio da humanidade que muitas pessoas de fora têm interesse em conhecer. Então é muito interessante manter essa conexão entre essas maravilhas do nosso continente”.
“A Peru Week é uma campanha para todo o Brasil e o evento de lançamento acontece em Curitiba pela importância e o carinho que temos pela cidade e pelo Paraná. É uma ação junto com os restaurantes e agência de turismo para promover o Peru como destino turístico”, disse o embaixador Acurio. “Mas a ideia é também ajudar o Paraná e Curitiba a se promoverem no nosso país, do outro lado da América do Sul, aproveitando os voos diretos que já existem e conectam o Paraná ao Peru”.
Além da promoção turística, o Paraná também deve sediar, no ano que vem, uma rodada de negócios de empresas alimentícias paranaenses e peruanas. Também há o interesse de replicar em Lima o modelo de transporte coletivo curitibano, que é referência mundial.












