Programa Empreendedoras da Beleza terá nova edição em 2026; inscrições abrem na sexta 12/02/2026 - 16:30

O Governo do Estado do Paraná oferece o curso Empreendedoras da Beleza, em parceria realizada por meio do Paraná Competitivo com o Instituto Grupo Boticário e o Grupo Boticário. A iniciativa, que tem como objetivo fortalecer o empreendedorismo feminino por meio de capacitações na área da beleza, abre inscrições para a edição de 2026 na sexta-feira (13).

Este é o terceiro ano do projeto, consolidando a iniciativa como uma importante política de incentivo à autonomia financeira e à inclusão produtiva de mulheres paranaenses.

O projeto oferece qualificação gratuita a mulheres em situação de vulnerabilidade social interessadas em atuar no mercado da beleza, com foco em técnicas de maquiagem e noções de empreendedorismo.

A formação é presencial, com carga horária distribuída em encontros diários que abordam habilidades técnicas e gestão de pequenos negócios, promovendo autonomia financeira e inclusão produtiva às participantes.

Além das turmas presenciais nos municípios, o programa vai oferecer novamente cursos de maquiagem para mulheres de unidades prisionais de Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba. A iniciativa atenderá mulheres que cumprem pena no Centro de Integração Social de Piraquara (CIS) e na Penitenciária Feminina do Paraná. A proposta não apenas ensina técnicas de beleza, mas também proporciona um novo olhar sobre si mesmas e amplia as oportunidades de reinserção social e profissional.

Para a primeira-dama do Paraná, Luciana Saito Massa, o programa representa uma verdadeira transformação na vida das participantes. “Quando oferecemos qualificação e oportunidade, estamos devolvendo dignidade e abrindo caminhos para que essas mulheres sejam protagonistas das suas vidas com autonomia. Esse projeto é mais do que um curso, é uma porta aberta para um novo começo”, afirma.

CRONOGRAMA DAS TURMAS – Esta edição contará com cinco turmas presenciais em Piraquara, Curitiba, São José dos Pinhais, Palmeira e Pontal do Paraná, com aulas sempre das 13h30 às 17h:

Piraquara: 02/03 a 25/03 — aulas de segunda a sexta-feira.

Local: Prefeitura Municipal de Piraquara – Salão Redondo, Avenida Getúlio Vargas, 1990, Centro.

Curitiba: 03/03 a 26/03 — terça a sexta na primeira semana; depois, de segunda a sexta.

Local: Cras Madre Teresa - Rua Guaçuí, 6001 - Sítio Cercado, Curitiba

São José dos Pinhais: 04/03 a 01/04 — quarta a sexta na primeira semana; depois, de segunda a sexta.

Local: Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Economia Solidária (SINE), Avenida Rui Barbosa, 9244 – Centro.

Palmeira: 05/03 a 30/03 — quinta e sexta na primeira semana; depois, de segunda a sexta.

Local: Polo UAB (Universidade Aberta do Brasil), Rua Coronel Pedro Ferreira, 223 – Centro.

Pontal do Paraná: 06/03 a 31/03 — apenas sexta-feira na primeira semana; depois, de segunda a sexta.

Local: A confirmar.

INSCRIÇÕES E PÚBLICO-ALVO – As inscrições poderão ser feitas até o dia 27 de fevereiro, por meio dos seguintes links:

São José dos Pinhais: https://eb.grupoboticario.com.br/inscricao/governo-do-parana-sao-jose-dos-pinhais-sao-jose-dos-pinhais-pr-marco-2026

Curitiba: https://eb.grupoboticario.com.br/inscricao/governo-do-parana-curitiba-curitiba-pr-marco-2026

Palmeira: https://eb.grupoboticario.com.br/inscricao/governo-do-parana-palmeira-palmeira-pr-marco-2026

Pontal do Paraná: https://eb.grupoboticario.com.br/inscricao/governo-do-parana-pontal-do-parana-pontal-do-parana-pr-marco-2026

Piraquara: https://eb.grupoboticario.com.br/inscricao/governo-do-parana-piraquara-piraquara-pr-marco-2026

Para participar, basta acessar a página, selecionar o município desejado e preencher o formulário de inscrição. As candidatas selecionadas receberão uma mensagem com as orientações para a finalização do processo. Ao todo, estão sendo ofertadas 30 vagas por município.

O programa é voltado para mulheres com mais de 18 anos, em situação de vulnerabilidade social, que tenham disponibilidade para participar das aulas presenciais e interesse em empreender ou atuar profissionalmente no setor da beleza.

As participantes selecionadas receberão vale-transporte para facilitar o deslocamento até os locais de aula. Ao final do curso, aquelas que atingirem no mínimo 75% de frequência receberão certificado de conclusão e um kit de produtos, que pode auxiliar no início da trajetória empreendedora.

PROGRAMA – O Empreendedoras da Beleza é uma contrapartida do Grupo Boticário e do Instituto Grupo Boticário aos investimentos realizados no âmbito do Paraná Competitivo, programa de incentivos fiscais do Governo do Estado.

Estão envolvidos no projeto o Gabinete da Primeira-Dama e as secretarias estaduais da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi), do Desenvolvimento Social e Família (Sedef), da Fazenda (Sefa) e do Trabalho, Qualificação e Renda (SETR).

Desde o início da parceria com o Governo do Estado, há três anos, o projeto já formou mais de 1.200 mulheres, promovendo autonomia financeira, inclusão social e geração de renda no setor da beleza.

GALERIA DE IMAGENS