Cafés especiais do Paraná ganham vitrine internacional em evento em Belo Horizonte  05/11/2025 - 14:20

Pela primeira vez o Paraná participa da Semana Internacional do Café (SIC), em Belo Horizonte (MG). Esta é uma das maiores feiras do mundo dedicadas ao setor, conectando toda a cadeia cafeeira – do produtor ao consumidor final – devendo movimentar R$ 150 milhões em negócios em três dias. O estado está presente com 15 produtores, servindo de vitrine em um evento por onde devem passar 25 mil pessoas.

O secretário estadual de Agricultura e do Abastecimento, Marcio Nunes, participou da abertura nesta quarta-feira (05). “Pela primeira vez, os cafés especiais do Paraná, que têm uma das melhores qualidades do mundo, estão na SIC, em Belo Horizonte, podendo mostrar essa nossa produção e nossa cultura do café e comercializar para o mundo inteiro. Vamos continuar investindo nessa cadeia para atingir outro patamar”, afirmou.

O secretário destacou que a presença do Paraná na SIC reforça a imagem de um Estado que alia tradição e inovação na cafeicultura. “O Paraná, que já foi o maior produtor de café no Brasil, vem consolidando sua nova vocação, a produção de cafés especiais, com alto valor agregado. Essa participação é uma oportunidade de mostrar ao País e ao mundo o resultado de um trabalho integrado entre governo, pesquisa e produtores”, afirmou Nunes.

O secretário visitou o estande do Paraná na feira acompanhado do diretor-presidente do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná), Natalino Avance de Souza, da diretora-geral da Seab, Camila Aragão, do chefe de gabinete Rodrigo da Silva e do diretor de extensão rural do IDR-Paraná, Paulo Eduardo Sipoli Pereira. O espaço reúne 15 produtores de cafés paranaenses, promovendo os cafés de forma técnica e sensorial. 

O estande foi estruturado com degustações para a avaliação profissional dos cafés paranaenses, destacando aroma, sabor e corpo da bebida. Para isso, um barista (profissional especializado em preparar e servir bebidas à base de café) torra e prepara cafés especiais durante todo o evento. 

PESQUISAS E CAFÉ DAS MULHERES – Outro destaque do evento é que um dos cuppings (degustações técnicas) programados tratará exclusivamente das cultivares desenvolvidas pelo programa de melhoramento genético do IDR-Paraná e que vêm sendo adotadas por cafeicultores de todas as regiões produtoras do Brasil.

O diretor-presidente do IDR-Paraná, Natalino Avance de Souza, enfatizou o papel da pesquisa pública no avanço da qualidade do café paranaense. “As cultivares desenvolvidas pelo IDR-Paraná vêm contribuindo para o aumento da produtividade e da qualidade em diversas regiões. Esse esforço coletivo tem garantido reconhecimento nacional aos nossos cafés e fortalecido a renda das famílias de cafeicultores”, destacou.

Dois dos produtos apresentados já têm Indicação Geográfica (IG): os Cafés Especiais Norte Pioneiro e de Mandaguari, que se destacam pela consistência e perfil sensorial diferenciado de sua produção. 

O projeto Café das Mulheres, que surgiu em 2013 e hoje é acompanhado pelo IDR-Paraná, também é destaque. Ele está presente em 11 municípios do Norte Pioneiro, quatro da região do Vale do Ivaí e um da região Oeste. O IDR-Paraná dá assistência técnica exclusiva para as mulheres, numa metodologia participativa, construída junto com as cafeicultoras desde o início do projeto. 

Desde 2015, as mulheres estão no pódio entre os três melhores cafés do Estado consecutivamente no concurso Café Qualidade do Paraná, o que deu muita visibilidade para a região e abriu caminho pra que elas conseguissem parcerias comerciais importantes com cafeterias e torrefações.

“Hoje, elas estão organizadas e formaram a Associação das Mulheres do Café do Norte Pioneiro (AMU Café) e uma marca própria, Café das Mulheres, uma marca coletiva que agrega lotes com atributos importantes da nossa região”, explicou Cíntia Mara Lopes de Souza, coordenadora do projeto. 

FEIRA – A Semana Internacional do Café foi realizada pela primeira vez em 2013, em Belo Horizonte, (MG), para celebrar os 50 anos da Organização Internacional do Café (OIC) e hoje é um dos maiores eventos do mundo dedicados ao setor, reunindo 250 expositores. A SIC oferece palestras, workshops, competições, provas de café, pesquisas e degustações orientadas, reunindo os principais especialistas, gestores e empreendedores do mercado.

GALERIA DE IMAGENS