Sanepar faz orientações domiciliares da nova rede de esgoto em Campina da Lagoa 20/10/2025 - 17:50

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) deu início nesta segunda-feira (20) a uma série de visitas domiciliares em Campina da Lagoa, no Centro-Oeste, com o objetivo de orientar os moradores sobre a importância e o uso correto do recém-implantado sistema de esgotamento sanitário na cidade. A ação faz parte da fase final do projeto que levou uma nova infraestrutura de saneamento ao município.

Equipes de agentes socioambientais, contratadas pela Companhia, visitarão 2.469 famílias que estão sendo beneficiadas diretamente com o novo sistema de coleta. “O trabalho inicial consiste na orientação detalhada e explicação sobre como utilizar a rede coletora de forma adequada, e a maneira correta de realizar a ligação hidráulica das residências ao sistema público”, explica a gestora socioambiental da Sanepar, Celia Giacomel.

Em uma etapa seguinte, os agentes farão vistorias técnicas para garantir que a tubulação interna das casas foi corretamente conectada à rede de esgoto. Além das visitas, a Sanepar também está programando um curso prático destinado a encanadores para ensinar os interessados a fazer a ligação de esgoto de maneira correta.

INVESTIMENTO EM SAÚDE E MEIO AMBIENTE – A gerente regional de Campo Mourão, Araceli Stela, destaca os múltiplos benefícios da obra para a comunidade e o meio ambiente. “Os investimentos da Sanepar promovem saúde preventiva, melhoram a qualidade de vida das pessoas e trazem também benefícios econômicos para a cidade. Afinal, o empreendimento está gerando emprego e investimentos na economia local”, enfatizou a gerente.

A primeira etapa das obras de implantação em Campina da Lagoa foi concluída com um investimento superior a R$ 26 milhões. A infraestrutura entregue incluiu o assentamento de mais de 42 quilômetros de tubulação e a construção de uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) projetada para atender toda a população do município, tratando 100% do material coletado.

Nesta fase, cerca de 40% da população está sendo beneficiada. A meta da Sanepar é ambiciosa: atingir 90% de cobertura de esgotamento sanitário no município até 2033, em cumprimento às diretrizes estabelecidas pelo novo Marco Legal do Saneamento.

OUTRAS ATIVIDADES – O trabalho socioambiental da Sanepar em Campina da Lagoa também envolve outras atividades com a comunidade. Na cidade já foram instaladas três unidades do projeto Jardim de Água e Mel e mais uma será implantada no Centro Esportivo e Departamento de Vigilância Municipal da cidade.

GALERIA DE IMAGENS