Cotidiano Leitor: a leitura nas cidades

Cotidiano Leitor é uma iniciativa que busca integrar a leitura à rotina das pessoas e das cidades. As atividades são baseadas no Plano Estadual do Livro, Leitura e Literatura (PELLL), com o objetivo de incentivar a democratização do acesso ao livro, estimular o interesse por narrativas literárias, fomentar a economia criativa e formar uma sociedade leitora.

O projeto é uma realização do Governo do Paraná por meio da Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura, Superintendência da Cultura, do PELLL e da empresa Audi do Brasil pelo programa Paraná Competitivo. Tem apoio de prefeituras municipais e da Biblioteca Pública do Paraná e produção executiva do Instituto Dom Miguel.

As atividades aconteceram de julho a dezembro de 2019 em sete municípios: Almirante Tamandaré, Araucária, Curitiba, Fazenda Rio Grande, Pinhais, Piraquara e São José dos Pinhais. Mediadores de leitura foram até as cidades com ações como rodas de leitura, contação de histórias, oficinas e muito mais, incentivando crianças, adolescentes, adultos e idosos a se aventurarem pelos livros.

As atividades foram realizadas em bibliotecas, escolas, centros de juventude, Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Centros de Socioeducação (CENSES) e outros espaços públicos, atendendo crianças, adolescentes, adultos e idosos, principalmente aqueles em situação de vulnerabilidade social.

Cotidiano Leitor também teve: formações para mediadores com autores e pesquisadores, Festival Nacional de Narração de Histórias, Festa Literária, concurso literário que resultou no livro “Crônicas Cotidiano Leitor 2019” e o guia de leitura infantil “Guia para pequenos grandes leitores”.

 

Relatório Cotidiano Leitor 2019

Veja o relatório completo das ações do projeto Cotidiano Leitor em 2019.   

 

 

 

Números do Projeto
Nas 27 semanas de duração do Cotidiano Leitor, foram atendidas mais de 77 mil pessoas em 2.176 atividades de leitura, que receberam a nota 9,8 na avaliação dos participantes. Os mediadores visitaram mais de 400 diferentes espaços, percorreram 39 mil quilômetros e tiveram 1.700 horas ininterruptas de leitura.

Formações
De junho a dezembro, foram realizadas sete formações sobre livro, leitura e literatura para os mediadores do projeto, dirigentes culturais, professores e comunidade em geral. As ações formativas aconteceram na Biblioteca Pública do Paraná e no auditório Brasílio Itiberê.

As formações foram ministradas por escritores e pesquisadores com experiência e domínio dos temas tratados. Ao total, foram 287 pessoas capacitadas.

Oficinas nos CENSES
Em um trabalho em parceria com o Departamento de Atendimento Socioeducativo (DEASE), da Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho (SEJUF), foram realizadas 12 oficinas nos Centros de Socioeducação (CENSE) Fazenda Rio Grande, Joana Miguel Richa (Curitiba), São Francisco (Piraquara) e São José dos Pinhais.

Aproximadamente 100 adolescentes participaram das oficinas e alguns deles tiveram oportunidade de avaliar o trabalho realizado. Na perspectiva deles, as oficinas proporcionaram “ter contato com atividades novas” e causaram “alegria em participar” (Adolescentes do CENSE da Fazenda Rio Grande).

Festival Nacional de Narração de Histórias
O Festival Nacional de Narração de Histórias aconteceu nos dias 9, 10 e 11 de outubro de 2019. Reuniu artistas de diferentes partes do Paraná e do Brasil para um intercâmbio cultural sobre a arte da narração, com apresentações que misturam música, dança, teatro e diversas linguagens, encantando públicos de todas as idades.

Durante o dia, os contadores foram até os municípios com apresentações de contação de histórias, com público de 2.839 pessoas. À noite, as apresentações foram na Biblioteca Pública do Paraná, o espaço mais representativo do livro, leitura e literatura do Estado. As performances foram abertas ao público de todas as idades e 293 pessoas participaram.

Festa Literária Cotidiano Leitor
A Festa Literária Cotidiano Leitor aconteceu nos dias 15, 16 e 17 de novembro de 2019, no salão de eventos do Museu Oscar Niemeyer e auditório Poty Lazzarotto e reuniu 3.586 pessoas em três dias de experiências com livros, leitura e literatura e muitas histórias para contar.

O público pôde participar de uma série de experiências literárias, como feira do livro, oficinas, workshop, exposições, sarau literário, leitura de poemas, narração de histórias, performance, roda de leitura e diálogos com autores e ilustradores premiados e reconhecidos internacionalmente.

Entre as ações da Festa Literária, destacaram-se os diálogos com os autores convidados: “Escrita feminina: lugar de escuta e lugar de fala”, com Elisa Lucinda e Marina Colasanti; “Discursos da imagem na literatura infantil”, com Odilon Moraes e Roger Mello; e “Literatura afro-brasileira e indígena”, com Cidinha da Silva e Daniel Munduruku.
 

Festa Literária Cotidiano Leitor
Festa Literária Cotidiano Leitor
Festa Literária Cotidiano Leitor

 

Crônicas Cotidiano Leitor

Para a publicação do livro “Crônicas Cotidiano Leitor 2019”, foi realizado o concurso literário Cotidiano Leitor, que atendeu ao Art. 2º, inc. V da Lei nº 17.547, que institui o Plano Estadual do Livro, Leitura e Literatura do  Paraná (PELLL): “O estímulo à criação, produção e circulação da produção literária paranaense”.

Foram selecionadas 10 crônicas com o tema Cotidiano Leitor. Os textos foram inéditos e a curadoria foi feita por Glória Kirinus e Luís Henrique Pellanda, escritores e cronistas. Os textos vieram de diferentes partes do Estado, tanto de escritores experientes quanto de iniciantes, com bagagens variadas e sotaques de diversas regiões.

As crônicas selecionadas foram reunidas em uma antologia com uma tiragem de 500 exemplares, distribuídos de forma gratuita.

 

Guia para pequenos grandes leitores

O Cotidiano Leitor desenvolveu e distribuiu um guia de leitura infantil e interativo. O público-alvo principal são crianças de 4 a 12 anos da rede pública de ensino, e pais, responsáveis e professores da rede pública de ensino.

O “Guia para pequenos grandes leitores” propõe, de forma lúdica, reflexões sobre leitura do mundo. Ao longo do texto e por meio das ilustrações, apresenta um repertório de histórias e personagens que podem ser encontrados nas bibliotecas. Familiares e professores podem tirar proveito destas páginas para iniciar diálogos e fortalecer vínculos com as crianças.

Faça o download do ‘Guia para pequenos grandes leitores’ aqui. (link para download do arquivo)