Cotidiano Leitor: a leitura nas cidades

Cotidiano Leitor é uma iniciativa que busca integrar a leitura à rotina das pessoas e das cidades. As atividades são baseadas no Plano Estadual do Livro, Leitura e Literatura (PELLL), com o objetivo de incentivar a democratização do acesso ao livro, estimular o interesse por narrativas literárias, fomentar a economia criativa e formar uma sociedade leitora.

O projeto é uma realização do Governo do Paraná por meio da Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura, Superintendência da Cultura, do PELLL e da empresa Audi do Brasil pelo programa Paraná Competitivo. Tem apoio de prefeituras municipais e da Biblioteca Pública do Paraná e produção executiva do Instituto Dom Miguel.

Em 2019, o plano de trabalho acontece em sete municípios: Almirante Tamandaré, Araucária, Curitiba, Fazenda Rio Grande, Pinhais, Piraquara e São José dos Pinhais. As atividades são realizadas em bibliotecas, escolas, Centros da Juventude, Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS), Centros de Socioeducação e outros espaços públicos, atendendo crianças, adolescentes, adultos e idosos, principalmente aqueles em situação de vulnerabilidade social.

Atividades desenvolvidas

Mediações de leitura
Ao longo do Cotidiano Leitor, mediadores levam práticas de mediação de leitura aos municípios participantes, como rodas de leitura, contação de histórias, oficinas e intervenções literárias, a fim de incentivar a população a se aventurar pelo universo dos livros.

Festival Nacional de Narração de Histórias
Nos dias 9, 10 e 11 de outubro de 2019, contadores de histórias de diferentes partes do Brasil e do Paraná apresentam seu trabalho e compartilham experiências em um intercâmbio cultural sobre a arte narrativa. Durante o festival, esses profissionais acompanham os mediadores do projeto em ações de mediação de leitura pelos municípios, encerrando o dia com performances gratuitas.

Concurso de Crônicas
A crônica é um gênero literário acessível, de leitura fácil e que permeia diferentes espaços e, por isso, foi escolhida para o concurso cultural do Cotidiano Leitor. Uma comissão avaliadora formada por cronistas profissionais irá selecionar até 20 textos inéditos para compor uma antologia. As inscrições foram realizadas de forma online de 15 de julho a 8 de setembro de 2019. O regulamento e formulário estão disponíveis em www.institutodommiguel.com.

Festa Literária
Nos dias 15, 16 e 17 de novembro de 2019 acontece a Festa Literária do Cotidiano Leitor no vão livre do Museu Oscar Niemeyer. Serão três dias de experiências literárias, com feira do livro, oficinas, exposição, apresentações culturais e diálogos com autores reconhecidos internacionalmente.