Museus e Espaços Museológicos

Campo Museal do Paraná

Hoje os museus se encontram em processo de democratização e apropriação cultural. São espaços dinâmicos, instrumentos de desenvolvimento social e de transformação. Devem ser utilizados como ferramentas de trabalho para uma nova relação, criativa e participativa; envolvendo o passado, o presente e o futuro.

Atualmente, podem ser consideradas instituições museológicas não só museus e casas de memória, como também monumentos, memoriais, jardins botânicos e zoológicos, aquários, centros científicos, planetários, reservas naturais, centros culturais. A existência de acervo e a prática da visitação é o que caracteriza a instituição no campo museal. Nela deve se desenvolver a relação específica do homem: sujeito, com o objeto: bem cultural.

No Paraná, segundo os últimos levantamentos realizados pela COSEM/SEEC, existem 329 espaços museológicos distribuídos em 111 municípios das dezoito Regionais de Cultura do Estado. Sendo 164 museus denominados e 165 espaços considerados museais, destes 98 em Curitiba. 

 

Museus e Espaços Museais por Regional de Cultura


Curiosidades sobre Museologia

  • Atualmente existem cerca de 60.000 museus em todo o mundo, 90% deles criados após a Segunda Guerra Mundial.
  • No Brasil existem cerca de 3.000 museus que representam 5% do total de museus no mundo.
  • No Paraná temos cerca de 298 espaços museais, distribuídos em 105 municípios, o que totaliza 27% dos 399 municípios paranaenses.
  • Os espaços museológicos no Estado do Paraná representam 9% dos museus brasileiros, um número significativo, já que no país existem 26 Estados.
  • Curitiba possui cerca de 91 espaços, entre 47 museus e 44 espaços considerados museais, o que totaliza 40% do total do Paraná.

 

Mapa dos Museus

Mapa do Paraná com as regionais, museus e espaços museais