Teatro Guaíra recebe alunos de escolas públicas para apresentação do Terra Brasilis
27/04/2022 - 15:39

O Teatro Guaíra recebe nesta semana alunos de escolas públicas de Curitiba para uma apresentação especial do balé “Terra Brasilis”. Cerca de cinco mil meninos e meninas vão assistir ao espetáculo que teve três sessões lotadas no último fim de semana. A iniciativa faz parte do projeto Teatro Guaíra para Todos, que tem levado obras dos corpos artísticos do CCTG para apresentações públicas gratuitas em Curitiba e em municípios do interior do Estado.

A ação é uma parceria da Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura, Secretaria de Estado da Educação, Centro Cultural Teatro Guaíra e PalcoParaná.

Para a aluna Camila, do colégio Inez Vicente Borocz, a emoção foi em dobro. Foi a primeira vez que a estudante veio ao Teatro Guaíra e a primeira vez que assistiu a um balé. Ela se emocionou com trechos da coreografia “Outras Estações” e fez uma relação da dança com a escravidão vivida pelo país até o século XIX. “Não tenho palavras para descrever, mas é algo que quero fazer de novo e espero que seja breve”.  

Já a aluna Nicole, do colégio cívico-militar Ermelino de Leão, que pratica balé desde os 3 anos, a vinda ao Guaíra foi uma oportunidade para reforçar o sonho de um dia dançar no palco do Guairão. “Eu sou extremamente apaixonada pelo Guaíra. Fiquei encantada com a diversidade de movimentos no palco, é de tirar o fôlego. Estou com o coração acelerado.”

A diretora Daniela Lizcrot, do Ermelino de Leão, afirma que esta é uma oportunidade de os alunos aliarem cidadania e aprendizado. “Trabalhamos no colégio a importância da ordem e da organização e eles puderam ver isso no palco, nos movimentos sincronizados dos bailarinos”, diz. 

O projeto Teatro Guaíra para todos ocorrerá durante todo o ano, por isso as apresentações didáticas para alunos de escolas públicas acontecerão em todos os espetáculos lançados pelo balé e pela orquestra em 2022.