Projeto RestaurAÇÃO recebe doações de entidades internacionais; ainda dá tempo de contribuir
03/03/2021 - 09:59

Iniciativa que irá restaurar pinturas parietais em salas do Museu Paranaense (MUPA) no Palácio São Francisco, o RestaurAÇÃO é um financiamento coletivo promovido pela ONG Unicultura e pela restauradora Tatiana Zanelatto que tem atraído a atenção de entidades internacionais de preservação de patrimônio e restauro.

Na última semana, a Protect Heritage fez um aporte ao projeto no site benfeitoria.com/restauracao. A corporação canadense cria estratégias para a proteção de acervos e coleções em museus no mundo todo e tem como boa prática doar 5% da sua receita bruta para projetos e organizações de caridade.

Outra importante doação partiu de uma executiva do projeto Conservation Science Introductions: South East Museums, financiado pelo Arts Council England, agência inglesa de desenvolvimento para a criatividade e cultura.

No Brasil, o Instituto de Conservação e Restauro Pachamama também deu sua contribuição ao projeto. Além do aporte financeiro, a entidade promoveu palestras on-line com a restauradora Tati Zanelatto e convidou seus membros e colaboradores para participar ativamente da campanha. Até o momento, 145 pessoas colaboraram com a campanha que ainda precisa arrecadar 48% do valor total para realização do projeto.

Sobre o RestaurAÇÃO - Para realizar o trabalho de restauração no MUPA, o projeto capacitará oito mulheres refugiadas e vítimas de violência doméstica, que aprenderão as técnicas do restauro com a artista e restauradora Tatiana Zanelatto. Em 2019, o RestaurAÇÃO aconteceu no Museu Alfredo Andersen e formou oito mulheres indicadas pela Casa da Mulher Brasileira em Curitiba.

O financiamento coletivo busca R$ 258 mil para arcar com todos os custos do restauro, bolsa auxílio, orientação profissional, acompanhamento psicológico, alimentação e transporte para as participantes. O projeto foi selecionado pelo “Edital Matchfunding BNDES+”, que impulsiona ações de legado para o patrimônio histórico. Nesta modalidade, a cada real arrecadado na campanha de financiamento coletivo, o BNDES entra com mais dois reais, triplicando os recursos. As doações partem de 20 reais e cada valor dá direito a uma recompensa – como bottons, ecobags, pôsteres e camisetas. 

Para saber mais sobre o projeto e fazer uma doação visite benfeitoria.com/restauracao 
 

GALERIA DE IMAGENS

Últimas Notícias