Plataforma Pergamum agiliza a organização em museus e gestores das instituições recebem treinamento
06/06/2022 - 18:08

O projeto desenvolvido pela Coordenação do Sistema Estadual de Museus, vinculado à Secretaria da Comunicação Social e da Cultura (SECC/Cosem), em parceria com a Pontifícia Universidade Católica (PUCPR), tem colaborado na catalogação e gestão de acervos de museus paranaenses. O sistema Pergamum foi utilizado por muito tempo na gestão de bibliotecas. Agora, adaptado para catalogar acervos de museus, seu uso pede a capacitação e a formação dos gestores de espaços museológicos.

Entre maio e junho de 2022, equipes de seis instituições passaram pelo treinamento na plataforma. Quem toma a frente no ensino é Ellen Cunha do Nascimento, gestora da Rede de Informações Pergamum Museus da Cosem. “Passa por treinamento as equipes dos museus que aderiram ao sistema. O sistema é fornecido por meio de manifestação do museu público”, conta a gestora.

Neste ano quatro equipes já passaram pelo treinamento. Foram elas: Centro de Memória do Esporte Paranaense, Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC), Casa da Memória Paraná (Ponta Grossa) e o Museu de Ciências Forenses – que aderiu ao Pergamum nos últimos dias e participou da retomada das oficinas sobre o sistema. Nos próximos dias, 07 a 10 de junho, o Museu do Expedicionário (MEXP) e a Casa da Memória Manoel Alves Pereira (Piraquara) também devem receber orientações sobre a plataforma.

O  Centro de Memória do Esporte Paranaense está passando por uma reestruturação e o Pergamum se tornou essencial para a organização do espaço. Para Debora Russo, coordenadora da instituição, a plataforma tem um papel essencial na democratização dos museus. “Você tem acesso ao que o museu possui em sua reserva, com a imagem e o descritivo do objeto, sem precisar se deslocar. Acho isso bem importante”, comenta a coordenadora.

Rede de Informações Museus Paraná | Pergamum Museus

O sistema Pergamum surgiu há 34 anos, mas a princípio não tinha a finalidade de colaborar na gestão de museus. Ele foi pensado e programado para agilizar o processo técnico na Biblioteca da PUCPR. Ele permite que bibliotecários façam catalogação, empréstimo, consulta, relatórios, cadastro de usuários, meça parâmetros, entre outras funções.

Os museus vinculados à SECC passaram a fazer uso da plataforma em 2012, sendo que os demais museus municipais estão adotando o sistema gradativamente. A implementação acontece de acordo com pedidos dos próprios espaços museológicos. Nem todos têm a condição tecnológica para utilizar o Pergamum e preferem se adequar antes do pedido de uso da rede.

A Rede de Informações Museus Paraná possui mais de 255 mil registros de 24 museus dos 31 que aderiram ao sistema. A Lei 11.904/2009 – Estatuto dos museus, em seu art. 39 informa que: “É obrigação dos museus manter documentação sistematicamente atualizada sobre os bens culturais que integram seus acervos, na forma de registros e inventários”. Seguindo essas regras, a plataforma colabora no controle de documentos. Além disso, possibilita a publicização dos acervos museológicos em plataformas on-line.

O treinamento para o uso Pergamum Museus é feito no modelo híbrido, com uma visita presencial para conhecer o acervo e um treinamento remoto, que permite que as equipes dos museus se tornem capazes de gerir as demandas da própria instituição na plataforma. “O treinamento foi ótimo. Tivemos uma introdução teórica e uma demonstração prática de como vamos inserir os dados no sistema. O treinamento foi bem específico para a nossa realidade”, conta Fabíola Schutzenberger Machado, diretora do Museu Paranaense de Ciências Forense.

Serviço: 

Centro de Memória do Esporte Paranaense
Centro de Memória do Esporte Paranaense (temporariamente fechado)
Av. Victor Ferreira do Amaral, 1649 - Tarumã, Curitiba - PR
(41) 3361-7713 ou (41) 3361-7736

Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC)
Funcionando temporariamente no Museu Oscar Niemeyer, salas 8 e 9
Terça-feira a domingo, das 10h às 18h
Rua Marechal Hermes, 999 - Centro Cívico - Curitiba - P

Casa da Memória Paraná
Segunda a sexta-feira, das 9h às 17h
R. Benjamin Constant, 318 - Centro - Ponta Grossa - PR

Museu de Ciências Forenses
R. Paulo Turkiewicz, 150 - Tarumã, Curitiba - PR
As visitas são marcadas conforme disponibilidade de agenda.
41 3361-72 - museuforense@policiacientifica.pr.gov.br

Museu do Expedicionário
Rua Comendador Macedo, 655 - Alto da XV - Curitiba.
Terça à sexta-feira, das 10h às 12h e das 13h às 17h
Sábados e domingos, das 14h às 17h

Memória Manoel Alves Pereira
Av. Getúlio Vargas, 67 - Centro, Piraquara - PR
Segunda a sexta, das 9h às 12h e das 13h às 17h

GALERIA DE IMAGENS