Orquestra Sinfônica se apresenta com clássicos sertanejos em quatro cidades em maio
17/05/2022 - 09:45

A Orquestra Sinfônica do Paraná está de malas prontas para sua primeira turnê do ano pelo Estado. As primeiras cidades da lista são Guarapuava, Cascavel, Londrina e Maringá. Junto com o maestro convidado Carlos Prazeres, a OSP apresenta o programa Clássicos Sertanejos em todas as cidades, além de um concerto especial em comemoração aos 37 anos da Orquestra, em Londrina.

O programa é uma iniciativa para aproximar as pessoas da música orquestral. Tocando músicas sertanejas, que normalmente não fazem parte do repertório sinfônico, a Orquestra quer despertar a curiosidade do grande público. Todos os concertos deste programa têm o apoio da Ababtg (Associação Brasileira de Apoiadores Beneméritos do Teatro Guaíra). Eles serão realizados ao ar livre e com entrada gratuita.

Os concertos começam em Guarapuava, nesta sexta-feira (dia 20), às 20h, na Praça da Fé. Em seguida, a OSP vai para Cascavel, na Praça da Catedral, domingo (22), às 20h30. Londrina é a próxima parada, dia 27, às 19h, na Concha Acústica. A turnê ainda passa por Maringá, no dia 29, às 18h, no Parque Buracão.

A rodada Clássicos Sertanejos encerra no dia 05 de junho, em Curitiba, com um concerto especial gratuito e ao ar livre. A apresentação será no Museu Oscar Niemeyer, às 11h.

No programa estão músicas como "Romaria", de Renato Teixeira; "Evidências", de José Augusto e Paulo Sérgio Valle; "Infiel", de Marília Mendonça, e "No Rancho Fundo", de Chitãozinho e Xororó. Outras canções sertanejas e uma obra sinfônica, as Danças Húngaras nº 5, de Johannes Brahms, completam a programação.

Concerto de Aniversário
No dia 28 de maio a Orquestra Sinfônica completa 37 anos. Desta vez, o concerto comemorativo será em Londrina, no Teatro Ouro Verde. Também com regência do maestro convidado Carlos Prazeres, a OSP se apresenta às 20h30 do dia 28 de maio. Os ingressos serão distribuídos gratuitamente duas horas antes do início do espetáculo.

O programa de aniversário que será apresentado aos londrinenses terá duas músicas de Beethoven e uma de J.S. Bach. O concerto inicia com a Abertura Coriolano (Beethoven), seguida pelo Concerto para Dois Violinos (Bach). Quem executa os solos dos violinos são os músicos da OSP Ricardo Molter e Moisés Nesi. O concerto encerra com a apresentação da Quinta Sinfonia de Beethoven.

Ao longo de 2022, a OSP também se apresentará em outras cidades fora da Capital com o projeto Guaíra para Todos. A programação completa pode ser conferida AQUI.  

Serviço:
Guarapuava
Data: sexta-feira (20/05)
Horário: 20h
Local: Praça da Fé

Cascavel
Data: domingo (22/05)
Horário: 20h30
Local: Praça da Catedral

Londrina
Data: 27/05 (sexta-feira)
Horário: 19h
Local: Concha Acústica

Maringá
Data: 29/05 (domingo)
Horário: 18h
Local: Parque Buracão

Concerto de Aniversário da OSP
Data: 28 de maio (sábado)
Horário: 20h30
Local: Teatro Ouro Verde - Londrina
Ingressos distribuídos gratuitamente 2 horas antes do início do concerto.