Museu Oscar Niemeyer promove roda de leitura
26/01/2022 - 09:37

 

A primeira edição de 2022 do programa Arte para Maiores, do Museu Oscar Niemeyer (MON), destinado especialmente ao público com mais de 60 anos, terá uma atividade diferente. Nos dias 1° e 8 de fevereiro, das 14h às 18h, haverá mediação na exposição Afinidades, com a presença do artista Marcelo Conrado. Na sequência, o grupo participará de uma roda de leitura com a mediadora Angela Marques.

As vagas são limitadas e não é necessário possuir conhecimento prévio em artes visuais. Para se inscrever é necessário preencher o formulário online: https://forms.gle/MNCsgcLwuPqMNz766

A participação é gratuita para os grupos isentos de pagamento de ingressos no MON (são eles: menores de 12 anos, maiores de 60 anos, grupos pré-agendados de estudantes de escolas públicas do ensino médio e fundamental, guias de turismo acompanhados de grupos, jornalistas, taxistas credenciados à URBS, membros da Associação Profissional dos Artistas Plásticos do Paraná (APAP), membros do International Council of Museums (ICOM)).

Para os outros públicos, o ingresso do museu deve ser pago para que se tenha acesso à atividade. 

Em 2019, o programa Arte Para Maiores conquistou um importante reconhecimento nacional na área de educação em museus, o Prêmio Darcy Ribeiro 2019, concedido pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM). Em 2020, o programa tornou-se on-line, devido às restrições impostas pela pandemia. Recentemente, o Arte para Maiores retornou em sua versão presencial, seguindo o protocolo de segurança.

Sobre Marcelo Conrado
Artista visual e pesquisador na área de direitos autorais na arte, natural de Prudentópolis/PR, vive e trabalha em Curitiba. Além de professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Conrado também é coordenador da Clínica de Direito e Arte da UFPR e membro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas. Foi presidente da Sociedade dos Amigos do Museu de Arte Contemporânea do Paraná (2015-2019). É doutor em Direito das Relações Sociais pela UFPR. 

Sobre Angela Marques
Maria Ângela de Novaes Marques é leitora e mediadora de leitura, com formação pela Fundação Cultural de Curitiba. Mediadora do programa “Ler com Arte”, da Casa Museu Alfredo Andersen, ela também é mestre em Direito pela UFPR.

 

 

Obra de Marcelo Conrado da Exposição Afinidades

 

 

 

SOBRE O MON
O Museu Oscar Niemeyer (MON) é patrimônio estatal vinculado à Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura do Paraná. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além de grandiosas coleções asiática e africana. No total, o acervo conta com mais de 9 mil peças, abrigadas em um espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, sendo 17 mil metros quadrados de área para exposições, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina. Os principais patrocinadores da instituição, empresas que acreditam no papel transformador da arte e da cultura, são: Copel, Sanepar, Grupo Volvo América Latina, Vivo, Grupo Focus e Moinho Anaconda.

Serviço
Data: 1° e 8 de fevereiro
Horário: das 14h às 18h
Inscrição: https://forms.gle/MNCsgcLwuPqMNz766

Museu Oscar Niemeyer
Rua Marechal Hermes, 999
Curitiba – Paraná
museuoscarniemeyer.org.br