Mostra aprovada no Paraná Cultural apresenta shows gratuitos do Trio Serra Acima
19/05/2022 - 16:35

A Mostra de Artes Circuito da Maré, do litoral paranaense, apresenta entre os dias 24 e 26 de maio, shows de música instrumental com o Trio Serra Acima, relembrando o espírito das tradicionais festas juninas que ocorrem de norte a sul do país, tendo a música como fio condutor de diversas manifestações culturais. 

Idealizado pelo violeiro Rogério Gulin, o Serra Acima Trio foi formado em 2012. Atualmente é composto por João Triska (viola caipira), Emiliano Pereira (viola caipira) e Joel Muller (violão). O conjunto tem como propósito aprimorar e inovar as tradições da viola caipira, instrumento de grande expressão dentro da cultura brasileira, com presença marcante desde os mais remotos rincões do Brasil até os grandes centros urbanos. Em sua trajetória têm dois álbuns gravados e um grande número de shows, principalmente pelo Paraná. O trio já dividiu o palco ou gravou com artistas como Renato Teixeira, Yassir Chediak, João Lopes, Rogério Gulin, Fernando Deghi, Leonel Rocha e Campos, Julião Boêmio, João Egashira e Nicolas Krassik. 

O show do grupo explora os arranjos em trio, numa formação pouco usual na viola, conjugando aspectos da música tradicional, erudita e popular brasileira. Passando por ritmos como baião, pagode de viola, toada, choro, fandango, maracatu, entre outros. Todos esses elementos somados dão ao Serra Acima Trio uma identidade única, aguçada pela valorização das raízes paranaenses da viola e pelo desejo de contribuição com um novo repertório a partir de composições próprias dos integrantes do grupo.

A Mostra de Artes Circuito da Maré foi aprovada pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e tem o patrocínio da Copel, sendo contemplado no programa Paraná Cultural da Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura do Governo do Estado do Paraná e conta com o apoio das prefeituras municipais de Antonina, Morretes e Paranaguá. 

Agenda de shows
Antonina 24 de maio 19h30 – Colégio Maria Arminda 
Paranaguá 25 de maio 19h30 – Estação Ferroviária 
Morretes 26 de maio 19h – Coreto Lamenha Lins 
Entrada Franca