Governador lança projeto Crianças no Teatro para plateia de estudantes no Guairão
21/06/2022 - 17:58

O governador Carlos Massa Ratinho Jr. vai lançar oficialmente na tarde desta quarta-feira (22/06) o programa Crianças no Teatro, que na primeira edição vai levar clássicos na literatura infantil para aproximadamente 100 mil alunos da rede pública de ensino do Paraná. O cenário escolhido não poderia ser melhor: o grande auditório do Teatro Guaíra, com uma plateia formada por crianças da rede pública de Ensino Fundamental, que irá assistir, após a cerimônia de lançamento, ao espetáculo “A Arca de Noé”, da MRG Produções Artísticas.

Também participam do evento o secretário da Comunicação Social e da Cultura, João Debiasi, a superintendente-geral da Cultura, Luciana Casagrande Pereira, Cleverson Cavalheiro, diretor-presidente do Centro Cultural Teatro Guaíra, Andrei Mucelini, presidente do PalcoParaná, e o diretor-presidente da Audi Brasil, Daniel Rojas. A multinacional alemã é a parceira privada da iniciativa.

O projeto Crianças no Teatro propõe a descentralização e o acesso a bens culturais por meio de apresentações e ações de mediação teatral a crianças de todo o Estado, em conformidade com as premissas do Plano Estadual de Cultura.

O PalcoParaná, organização social sem fins lucrativos que faz a gestão do projeto, lançou edital de chamamento para escolher as companhias produtoras participantes. Foram selecionadas as quatro melhores propostas de produtoras, que executarão os espetáculos nas oito macrorregiões do Estado, sendo duas áreas de atuação para cada contemplada: Curitiba e Litoral; Nordeste e Noroeste; Oeste e Sudoeste; e Centro-Sul e Campos Gerais. O projeto tem incentivo da Audi do Brasil e o investimento é de R$ 1.576.828,00. O Estado arcará com custos de transporte dos pequenos espectadores. 

Acesso
Com o intuito de estimular o bom hábito de ir ao teatro e buscando promover formas de acesso, inclusão social e formação de plateia, a iniciativa Teatro para Crianças irá fomentar a circulação de companhias teatrais paranaenses em teatros das oito macrorregiões, impactando mais de cem mil crianças da rede pública de ensino com idades entre 06 e 12 anos.

O projeto também propõe uma ação de mediação cultural a ser executada antes de cada apresentação, com o objetivo de despertar e sensibilizar o público para outros sentidos da obra artística, possibilitando que ele se relacione e se familiarize com a arte teatral através de atividades práticas e pedagógicas.

Formação dos professores
Além de atividades com os alunos, o projeto visa orientar educadores e pedagogos, reproduzindo através de uma cartilha digital, atividades teatrais que podem ser desenvolvidas nas escolas. Assim, os profissionais que estão na linha de frente, diretamente em contato com os alunos, podem continuar a desenvolver atividades teatrais e fomentar tal prática em suas respectivas escolas.

“A Arca de Noé”
Inspirado em canções de Vinícius de Moraes e Toquinho, “A Arca de Noé” é um verdadeiro caso de amor entre a literatura, o teatro e a música popular brasileira. Vinícius escreveu poemas de espírito infantil para os seus filhos e um dia resolveu transformá-los em música com a parceria de Toquinho. Dali para o teatro foi um pulo e “A Arca de Noé” com alguns de seus poemas mais famosos como “O Pato”, “Corujinha”, “Pinguim” e “São Francisco” transformaram-se em verdadeiros hinos cantados por crianças do Brasil inteiro. É uma viagem pelo mundo encantado das rimas, da imaginação e da inteligência. No elenco estão Edgard Assumpção, Jeff Bastos, Marwem HD, Ingrid Bozza, Ronald Lima, Amanda Leal e Joseane Berenda.

Ficha técnica de “A Arca de Noé”
Inspirado na obra de Vinícius de Moraes e Toquinho. Direção Artística: Edson Bueno. Direção de Produção: Márcio Roberto. Direção Musical e Sonoplastia: Marcela Zanette, Du Gomide. Cenografia e Adereços: Aorélio Domingues. Iluminação: Rodrigo Ziolkowski. Coreografia: Eliane Campelli. Figurino: Mariana Zanette. Maquiagem: Lilian Marchiori. Designer Gráfico: Kim Takeuchi. Fotografias: Chico Nogueira | Maringas Maciel. Comunicação Visual: Rafael Falvo. Assessoria de Imprensa: Smartcom Inteligência em Comunicação. Produção Executiva: Claudia Zanca. Assistência de Figurinos: Regina Celli e Thaisa Aielo. Operador de Luz: Luiz Henrique. Operador de Som: Marlon Marques. Maquinistas: Luiz Henrique e Marlon Marques.

Serviço: 
Lançamento oficial do projeto Crianças no Teatro com o espetáculo “A Arca de Noé”
22 de junho
15 horas
Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto – Guairão

GALERIA DE IMAGENS