Exposição inédita de Poty, concerto de domingo e muito mais na programação cultural
21/10/2022 - 10:49

Toda sexta-feira, a Agência Estadual de Notícias reúne os principais destaques da programação das instituições culturais do Estado. Entre estreias, novidades e programações em cartaz, grande parte são opções gratuitas e livres para todos os públicos. A partir desta semana, passamos a divulgar a programação do Canal da Música. 

Crianças no Teatro

O Governo do Paraná começa na próxima semana as apresentações do projeto Crianças no Teatro. Os espetáculos serão no Sudoeste do Estado: em Francisco Beltrão, de 26 a 28 de outubro, e Pato Branco, de 31 de outubro a 7 de novembro. O projeto é fruto de uma iniciativa da Secretaria Estadual da Comunicação Social e da Cultura, Superintendência-Geral da Cultura e PalcoParaná, com apoio da Audi do Brasil. O público-alvo é composto de alunos de 6 a 12 anos de escolas públicas. Todas as informações em https://bit.ly/3CDFlKk


MON

Poty inédito

O Museu Oscar Niemeyer abre nesta terça-feira (25/10) a aguardada exposição inédita de obras do artista Poty Lazzarotto (1924 – 1998): “Poty, entre dois mundos”. A curadoria é da crítica e professora de artes Maria José Justino e a assistência de curadoria é de Juliane Fuganti. A mostra é um recorte da maior coleção já doada à instituição, com aproximadamente 4,5 mil obras, e inicia no MON um espaço contínuo de exposições desse importante artista.

MON na Escola

A edição de outubro do programa voltado para professores será presencial, na próxima quarta-feira (26/10), das 10h ao meio-dia. Quem conduzirá o bate-papo seguido de oficina será o artista multidisciplinar Washington Silveira. 

Mediação                                                                                    

Na quarta-feira (26/10), às 15h, haverá mediação na exposição “Luz e Espaço”, no 3º andar da Torre do Olho, onde será o ponto de encontro dos participantes. Para informações, ligue para 41-3350-4448 ou educativo@mon.org.br

Afinidades femininas

O MON inaugura na quinta-feira (27/10) a exposição “Afinidades II – Elas!”, na Sala 3. Com curadoria de Marc Pottier, a mostra reúne dez artistas brasileiras, com a intenção de ser uma celebração da arte feita por mulheres. Cada uma das artistas participantes selecionou obras no acervo do MON, com as quais tem maior afinidade e que mais as inspiram e, a partir delas, construiu uma nova narrativa. 

 

MAC Paraná

Faxinal das Artes, 20 anos depois

Está aberta a exposição “20 anos de Faxinal das Artes: lacunas e processos” no MAC Paraná. A mostra, de caráter histórico, celebrativo e reflexivo, tem curadoria do pesquisador Jhon Erik Voese. Em 2002, em Faxinal do Céu (distrito do município de Pinhão), aconteceu o “Faxinal das Artes: programa de residência de artistas contemporâneos”. Dentre os objetivos do evento estava produzir obras para o acervo público do Estado e boa parte das obras desenvolvidas pelos artistas em residência em Faxinal das Artes foi incorporada à coleção do MAC Paraná, influenciando a identidade deste acervo. Na sala 09 do MON. 

 

MIS-PR

Cineclube Cerejeira

Toda última quinta do mês, o Cineclube Cerejeira apresenta uma temática de filmes, com debate após a sessão. No dia 27 de outubro, às 14h30, para discutir o não-gênero Música Visual serão exibidos “Polka Graph”, de Mary Ellen Bute; “Allegretto”, de Oskar Fischinger; “Pixillation”, de Lillian Schwartz, e entre outras obras audiovisuais. O texto referente à sessão deste mês pode ser consultado clicando aqui.

Quintas musicais

Professores e alunos de música da UNESPAR levam novamente na quinta-feira (27/10) seu som para a varanda do Museu da Imagem e do Som do Paraná. “Tons Vizinhos: Quintas Musicais” é uma parceria entre o MIS e a UNESPAR, que promove as apresentações de um projeto de extensão do curso de Música. A partir de agora, os participantes poderão pedir certificado de participação, que pode contar como validação de horas complementares. As apresentações são gratuitas e acontecem às 18 horas. 

Dia Internacional da Animação

Dia 28 de outubro, a partir das 19h30, o MIS Paraná recebe a programação especial do Dia Internacional da Animação. Na mostra de curtas metragens animados, serão exibidas produções de países estrangeiros e curtas-metragens brasileiros selecionados pela Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA).

"Outubre-se”, última semana

Em cartaz até o dia 30 de outubro, a exposição “Outubre-se de Janeiro a Janeiro” apresenta retratos que representam a luta contra o câncer de mama. Além da mostra imperdível, até o fim do mês o MIS estará funcionando com a coleta de doações para pessoas em tratamento de câncer. A necessidade de doações se concentra em produtos pessoais de higiene, como escova e creme dental, cosméticos hidratantes e principalmente fraldas geriátricas, nos tamanhos G e GG.

 

Museu Casa Alfredo Andersen

Últimos dias de "Maria Bueno e tantas outras"

Em cartaz até o dia 23/10, além do famoso retrato de Maria Bueno por Alfredo Andersen, participam da exposição os artistas contemporâneos André Malinski (in memoriam), Claudia Lara, Giovana Casagrande, Leila Alberti, Rafael Codognoto e Emerson Persona, com representações artísticas acerca da história desse ícone do imaginário curitibano.

Rettamozo em residência

Rettamozo continua a residência artística de um mês no MCAA. Essa é a oportunidade para estudantes de arte e visitantes do museu presenciarem in loco o trabalho do artista visual e compositor. No ateliê da Academia Alfredo Andersen.

Oficina literária

Todas as sextas no MCAA, das 14h às 16h, arte e literatura se fundem com as oficinas de leitura “Quem conta um conto aumenta um ponto”. Nesta sexta-feira (21/10), a oficina será colaborativa: cada participante é livre para levar e ler um conto, enquanto a mediadora Maria Ângela Marques apresentará um trecho de “O Pagador de Promessas”, celebrando o centenário de Dias Gomes. Já o encontro da próxima semana (28/10) foi suspenso em razão do período das eleições. Para participar, não é necessário leitura prévia ou inscrição. Entrada gratuita.

 

Museu Paranaense

Na quarta (26/10), o MUPA recebe o Recital do Duo Paraná-Pará, com Bettina Jucksch e Jessé Piñon, e lançamento  e sessão de autógrafos do livro “Princípios de técnica para violino – um sistema de estudo”. O evento começa às 19 horas. 
 

Centro Cultural Teatro Guaíra

A Orquestra Sinfônica do Paraná se apresenta neste domingo (23/10), às 10h30, no Guairão (Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto). No programa está a Sinfonia nº 5, de Anton Bruckner, compositor com inclinação fortemente religiosa, o que torna o maestro Alexandre Brasolim, violinista da OSP e especialista em arte sacra, ideal para reger o concerto. Classificação etária: 7 anos. Ingressos a R$ 20 e R$ 10 (meia) pelo Ticket Fácil.

Produções externas

Peça teatral "A Tropa", sexta, sábado e domingo (21 e 22/10), às 20h30, e 23, às 19h), no Guairinha. Ingressos no Disk Ingressos.

Show "Bloco na Rua", de Ney Matogrosso, neste sábado (22/10), às 21h), no Guairão. Ingressos no Disk Ingressos.

Show "Vem Cantar Com a Gente", do Palavra Cantada, neste domingo (23/10), às 17h, no Guairão. Ingressos no Ticketfly.

 

Canal da Música

Neste sábado (22/10), às 9 horas, será realizado no Canal da Música o Festival Infantil de Capoeira, realizado pelo Instituto Tribus. 

Na quinta-feira, às 20 horas, a cantora paulista Monica Salmaso volta a Curitiba para um show em conjunto com seu trio formado pelo pianista Nelson Ayres e o saxofonista Teco Cardoso. A apresentação faz parte das comemorações dos 50 anos do Teatro Paiol. Ingressos: Plataforma Zet

 

Biblioteca Pública do Paraná

Hora do Conto Especial
Para comemorar o troféu recebido na 6ª edição do Prêmio Baobá — concedido aos principais contadores de histórias do país —, o grupo da BPP apresenta adaptações da obra da poeta Cora Coralina. Nesta sexta-feira (21/10), às 11h e 15h, e sábado (22/11), às 11h, na Seção Infantil.

Femup — Um Dia em Curitiba!
Pela primeira vez, a Biblioteca Pública do Paraná recebe atrações premiadas no tradicional Festival de Música e Poesia de Paranavaí. Neste sábado (22/10), às 10h, no hall térreo.

Histórias com Andrea Zambelli
Encontro mensal com a pedagoga e contadora, que apresenta a história “A Casa Sonolenta”, de Audrey Wood. Neste sábado, às 10h, na Seção Infantil. 

Cine Inclusivo
Sessões de filmes com audiodescrição para pessoas com deficiência visual. Títulos disponíveis neste mês: “Se Eu Fosse Você” (2006, classificação livre), “Enciclopédia” (2009, classificação livre) e “O Quatrilho” (1995, classificação 12 anos). Agendamento pelo telefone (41) 3221-4985. Sexta (21/10), das 8h30 às 18h, e sábado (22/10), das 8h30 às 13h, na seção Braille. 

 

ESPAÇOS CULTURAIS

Museu Oscar Niemeyer (MON)
R. Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico, Curitiba – PR
(41) 3350-4468 / 3350-4448


Museu Paranaense (MUPA)
R. Kellers, 289 – São Francisco, Curitiba – PR
(41) 3304-3300

 

Museu da Imagem e do Som (MIS-PR)
Rua Barão do Rio Branco, 395 – Centro, Curitiba – PR
(41) 3232-9113

 

Biblioteca Pública do Paraná (BPP)
R. Cândido Lopes, 133 – Centro, Curitiba – PR
(41) 3221-4951

 

Museu Casa Alfredo Andersen (MCAA)
R. Mateus Leme, 336 – São Francisco, Curitiba – PR
(41) 3222-8262


Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR)
Funcionando temporariamente no Museu Oscar Niemeyer, Salas 8 e 9
R. Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico, Curitiba – PR
(41) 3323-5328 / 3222-5172


Canal da Música – Grande Auditório
Rua Julio Perneta, 695 – Mercês, Curitiba – PR
(41) 3331-7579

Centro Cultural Teatro Guaíra
Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão) – Rua Conselheiro Laurindo s/n – Centro, Curitiba – PR
Auditório Salvador de Ferrante (Guairinha) – Rua XV de Novembro, 971 – Centro, Curitiba – PR
Auditório Glauco Flores de Sá Brito (Mini Guaíra) – Amintas de Barros s/n – Centro, Curitiba – PR

GALERIA DE IMAGENS