Como são organizadas as bibliotecas públicas do Paraná?
29/10/2021 - 15:38

No Dia Nacional do Livro, comemorado em 29 de outubro, a Cultura Paraná dá destaque às ações coordenadas pela Biblioteca Pública do Paraná (BPP) que promovem a leitura em todas as regiões do Estado. 

Muita gente não sabe que a BPP, uma das maiores bibliotecas públicas do Brasil - com um acervo de cerca de 730 mil livros, periódicos, fotografias, mapas, cartazes e materiais de multimeios e multimídia - possui setores internos que são responsáveis por fomentar trabalhos contínuos de estímulo à leitura e operacionalização de outras bibliotecas públicas distribuídas por municípios do Paraná, além de Curitiba.

No subsolo da BPP encontra-se um setor chamado Divisão de Extensão. Lá, uma equipe técnica cuida de toda a extensão de serviços que visam justamente atingir grupos de leitores potenciais fora da instituição. Este setor também operacionaliza algo muito importante: o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas (SEBP), que interliga quase 500 unidades em todo o Paraná. Há mais de 30 anos, o SEBP desenvolve projetos que estimulam a criação e desenvolvimento das bibliotecas públicas municipais, prestando orientações técnicas por meio de visitas e cursos de treinamento, conforme as propostas dos sistemas nacional e estadual de bibliotecas públicas. 
        
O que define uma "biblioteca pública"?  
Considera-se uma biblioteca pública toda instituição que preste, ao conjunto da população, serviços públicos e gratuitos de livre acesso à leitura, à informação e aos registros da expressão cultural e intelectual em sua diversidade e pluralidade, atuando como depositária da memória histórica, bibliográfica e documentária local e desenvolvendo atividades de difusão informativa e cultural.

Veja aqui um guia das Bibliotecas Públicas Municipais do Paraná.    

 
Livros itinerantes 
Além de operar o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, a Divisão de Extensão da Biblioteca Pública do Paraná também presta serviços bibliotecários com envio das caixas-estantes à entidades públicas, organizações da sociedade civil e grupos reclusos ou marginalizados. 

O projeto caixa-estante é um armário de aço que se abre ao meio, com prateleiras para os livros. Dispõe de rodízios, fechadura e pegadores para facilitar seu transporte itinerante. Ao todo, são mais de 100 caixas-estantes atingindo diversos tipos de públicos e circulando pelos mais diferentes lugares: de clínicas de fisioterapia a presídios. São mais 25 mil títulos que se revezam nas caixas. Cada uma delas comporta de 80 a 100 livros e o acervo é composto principalmente por títulos de literatura. 

A BPP disponibiliza suas caixas-estantes por meio de um termo de compromisso entre a biblioteca e a instituição interessada. É possível solicitá-las diretamente na Biblioteca, através do telefone (41) 3221-4986.O material deve ser retirado na própria instituição, em Curitiba, e qualquer pessoa pode solicitar a caixa para sua empresa ou instituição. A partir da retirada, o prazo de devolução é de quatro meses. Caso haja interesse, o empréstimo pode ser renovado. Também é possível solicitar outra caixa-estante, com outros títulos.

SERVIÇO -
Biblioteca Pública do Paraná 
Rua Cândido Lopes, 133 - Centro, Curitiba 
www.bpp.pr.gov.br 

Divisão de Extensão da Biblioteca Pública do Paraná
Mais informações através do telefone: (41) 3221-4986.