Ciclo de Diálogo com os Municípios apresenta programa Paraná Criativo aos gestores municipais de cultura
11/01/2022 - 09:35

A primeira edição do Ciclo de Diálogo com os Municípios de 2022 será realizada nesta quarta-feira, às 9h30, com uma temática de interesse a empreendedores de Cultura de todo o estado: o Programa Bolsa Cultural Paraná Criativo/Lei Aldir Blanc – Qualificação de Empreendimentos Criativos do Setor Cultural do Paraná.

Na videoconferência, transmitida ao vivo pelo canal do YouTube da Cultura Paraná, os gestores municipais terão todas as informações necessárias para divulgar e auxiliar os empreendedores de cultura locais a participarem do edital.

A apresentação, que terá a abertura da superintendente-geral da Cultura, Luciana Casagrande Pereira, contará com representantes da SECC e da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Estadual de Londrina que, por meio de um Termo Técnico, está operacionalizando o programa. Participam, Andre Avelino – Coordenador de Ação Cultural e Economia Criativa – SECC,  Luiz Carlos Jeolás – Coordenador Geral do Programa Bolsa Paraná Criativa, e Edivaldo Júnior - Coordenador Técnico, por parte da UEL/FAUEL.

Iniciativa da Superintendência-Geral da Cultura, o Ciclo de Diálogo com os Municípios são encontros semanais virtuais, nos quais são apresentadas as instituições, ações e programas da Cultura Paraná que podem servir de exemplo e dar subsídios aos gestores municipais para o desenvolvimento de suas próprias políticas de fomento à cultura.

Sobre o Programa Bolsa Cultural Paraná Criativo
O Programa Bolsa Cultural Paraná Criativo tem objetivo de dar apoio a empreendimentos culturais e qualificar os integrantes de iniciativas criativas do Estado do Paraná. As inscrições podem ser feitas pelo site www.fauel.org.br e serão encerradas no dia 16 de janeiro às 22 horas.

Os recursos do edital totalizam cerca de R$16 milhões de reais provenientes do Fundo Estadual de Cultura (FEC), oriundos da Lei Federal 14.017/2020 (Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc), repassados à FAUEL por meio de Termo de Cooperação Técnica e Financeira firmado entre a UEL, FAUEL e SECC.

Os valores das bolsas variam de R$7.500,00 a R$28.500,00, de acordo com tipo de empreendimento inscrito. Para as inscrições, é necessário preencher todo o formulário, enviar toda a documentação e gravar um vídeo-depoimento entre 5 e 10 minutos. Este, deve estar hospedado no YouTube.

O Programa Bolsa Cultural Paraná vai oferecer 950 bolsas para: Microempreendedor Individual (MEI); Empresário Individual (EI); Microempresas Ltda. (ME); Empresas de Pequeno Porte (EPP); Entidades Culturais Privadas Sem Fins lucrativos; Cooperativas Culturais; e Coletivos Culturais realizadores de Festivais e Mostras do setor cultural não formalizados, representados por Pessoa Física. Todos sediados, há pelo menos 02 (dois) anos, no estado do Paraná a contar da data de publicação deste Edital, com comprovada atuação na área da Economia Criativa do setor da cultura.

Os projetos culturais contemplados garantem vaga no curso on-line "Cadeia produtiva da Cultura: Economia Criativa e Solidária", que tem a finalidade de qualificar a atuação dos agentes e produtores culturais no estado. Serão 160 horas, realizadas entre os meses de março e maio em formato remoto, com temas que abordarão Políticas Culturais, Economia Criativa, Produção e Gestão Cultural, entre outros.