Biblioteca Pública do Paraná abre inscrições gratuitas para oficina literária de romance
12/05/2022 - 14:53

A Biblioteca Pública do Paraná está com inscrições abertas para uma oficina literária de romance, realizada pelo projeto Ampliando Horizontes: Poesia e Ficção. Ministradas pelo escritor Otto Leopoldo Winck, as oito aulas presenciais acontecem sempre às terças-feiras, das 14h às 18h, entre 24 de maio e 19 de julho.

São 20 vagas disponíveis e voltadas para maiores de 18 anos. Para se inscrever gratuitamente, os interessados devem enviar um breve texto, de até cinco linhas, para o e-mail ampliandohorizontescwb@gmail.com explicando por que querem participar do curso.

Ao final da oficina, Winck e uma equipe formada pelos escritores Carlos Machado, Guido Viaro, Jaqueline Conte e Marcio Renato dos Santos (coordenador do projeto) vão selecionar fragmentos de romances produzidos pela turma para a publicação de um livro impresso, a ser editado pela Máquina de Escrever Editora e Produção Cultural.

O projeto Ampliando Horizontes ainda prevê outras duas oficinas gratuitas promovidas na BPP até agosto — uma de contos (com Cezar Tridapalli) e outra de haicais (com Alvaro Posselt).

Curso
Durante a oficina, Otto Leopoldo Winck vai apresentar fundamentos teóricos e estimular atividades práticas voltadas para a elaboração de romances. As aulas acontecem na sala de cursos da BPP nos dias 24 e 31 de maio, 7, 14, 21 e 28 de junho; e 12 e 19 de julho.

Doutor e mestre em Estudos Literários pela UFPR, Winck atualmente leciona na PUCPR e na Uniandrade, em Curitiba, além de ministrar oficinas de escrita criativa.

É autor dos romances Jaboc (Garamond, 2006, vencedor do prêmio da Academia de Letras da Bahia) e Que Fim Levaram Todas as Flores (Kotter / Patuá 2019), do ensaio Minha Pátria É Minha Língua: Identidade e Sistema Literário na Galiza (Appris, 2017), do volume de poemas Cosmogonias (2018, Kotter) e do poema-livro Périplo (Patuá, 2021).

O projeto foi desenvolvido com recursos do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura — Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura de Curitiba. Paraná Equipamentos S. A., Sigmafone Telecomunicações Ltda. e Brementur Agência de Turismo Ltda. são empresas que patrocinam a oficina, que tem apoio da Tulipas Negras Editora e da Biblioteca Pública do Paraná.

Serviço:
Projeto Ampliando Horizontes: Poesia e Ficção — Oficina de romance
Oito encontros entre 24 de maio e 19 de julho, na sala de cursos da BPP
Inscrições e informações: ampliandohorizontescwb@gmail.com