Apresentação

“Um museu é uma instituição permanente, sem fins lucrativos e ao serviço da sociedade que pesquisa, coleciona, conserva, interpreta e expõe o patrimônio material e imaterial. Abertos ao público, acessíveis e inclusivos, os museus fomentam a diversidade e a sustentabilidade. Com a participação das comunidades, os museus funcionam e comunicam de forma ética e profissional, proporcionando experiências diversas para educação, fruição, reflexão e partilha de conhecimentos”.

ICOM - Conselho Internacional de Museus (2022)

 

Criação e Gerenciamento

A Secretaria de Estado da Cultura (SEEC) criou a Coordenação do Sistema Estadual de Museus (COSEM) para gerir o Sistema Estadual de Museus (SEM-PR), instituída pela Lei n° 9.375 de 24 de setembro de 1990. Com o objetivo de promover a articulação entre os museus existentes no Estado do Paraná e desenvolver programas de assessoria técnica na área da museologia, o SEM-PR promove exposições, programas de capacitação de recursos humanos, intercâmbio com entidades congêneres e projetos voltados aos interesses da comunidade. O estabelecimento e consolidação de políticas públicas para os campos do patrimônio cultural, da memória social e dos museus visam à democratização das instituições e ao acesso aos bens culturais.

 

Sistema Estadual de Museus (SEM-PR)

O sistema é gerido pela SEEC e visa implementar políticas de integração e democratização dos museus paranaenses, a partir das seguintes diretrizes:

  • desenvolver modelos de gestão que estimulem redes de sistemas municipais de museus;
  • incentivar a democratização do acesso aos museus e a produção de bens culturais musealizados;
  • desenvolver o Diagnóstico do Campo Museal do Estado, com visitas técnicas a todos os espaços museológicos, realizando cadastramento, registro fotográfico e orientação técnica;
  • apoiar a implementação de projetos nos museus para valorização da memória das comunidades locais;
  • estimular a criação de programas educativos em museus;
  • fomentar a capacitação de pessoal e proporcionar a realização de treinamentos e encontros;
  • implementar ferramentas de divulgação da política museológica do Estado, por meio da edição de livros, periódicos, catálogos e sites na internet;
  • articular parcerias com órgãos culturais que venham resultar no desenvolvimento do trabalho museal no Paraná;
  • consolidar a integração com a política museológica nacional junto ao Sistema Brasileiro de Museus e sistemas internacionais, estaduais e municipais.

 

Integram o SEM-PR os seguintes espaços da SEEC

 

Logomarca do Centro Juvenil de Artes Plásticas

Centro Juvenil de Artes Plásticas
Oferta cursos de teatro, pintura, modelagem e desenho para crianças e adolescentes. Artistas de destaque já estudaram no local

 

Logomarca do Museu da Imagem e do Som

Museu da Imagem e do Som do Paraná
Preserva e conserva a memória audiovisual do Paraná. Possui mais de um milhão de itens no acervo, entre discos, fotografias, fitas de áudio, documentos e filmes.

 

Logomarca do Museu do Expedicionário

Museu do Expedicionário
Revela e ilustra a participação dos soldados do Brasil no último conflito mundial.


 

Logomarca do Museu Paranaense

Museu Paranaense
Um dos primeiros museus do Brasil, possui no acervo peças que contribuem para contar a história do Paraná.

 

 

Logomarca do Museu Casa Alfredo Andersen

Museu Casa Alfredo Andersen
O espaço resgata a memória de Alfredo Andersen como artista e educador. Também pesquisa a obra e vida dos que estudaram com ele.

 

Logomarca do Museu de Arte Contemporânea

Museu de Arte Contemporânea do Paraná
Divulga o acervo próprio por meio de mostras temáticas. Realiza também panoramas de arte com exposições temporárias, individuais e coletivas.

 

Logomarca do Museu Oscar Niemeyer

Museu Oscar Niemeyer
Projeto arquitetônico do arquiteto Oscar Niemeyer, tem 17 mil m² de área expositiva. Recebe mostras nacionais e internacionais.