Paraná Criativo #incubadora

Logomarca Paraná Criativo

O Paraná Criativo é um programa da Secretaria de Estado da Comunicação e Cultura (SECC) de promoção ao desenvolvimento sustentável a partir da Economia Criativa. Fruto de um convênio com o Ministério da Cultura (MinC), a incubadora faz parte da Rede Brasil Criativo, coordenada pelo MinC, e está alinhada ao Programa de Economia Criativa do Paraná e ao Plano Estadual de Cultura do Paraná (PEC-PR).

A Incubadora é uma política pública de desenvolvimento a partir da Economia Criativa, com o objetivo de apoiar a geração e a qualificação de profissionais e empreendimentos criativos, e contribuir para a identificação e fortalecimento dos setores criativos do Estado. Para tanto, será realizada uma série de atividades formativas (seminários, encontros, cursos, oficinas, palestras, assessorias técnicas, consultorias, atividades lúdicas e culturais, entre outras), com metodologias adequadas à linguagem do público-alvo e às demandas dos setores criativos. As atividades serão desenvolvidas na sede da Incubadora em Curitiba e em diversas localidades do Estado, com o propósito de expandir o atendimento aos profissionais e empreendedores criativos do Paraná.


Público-alvo

O projeto vai atender artistas, produtores e técnicos que atuam como profissionais autônomos ou em coletivos; microempreendedores individuais (MEI) e micro e pequenas empresas que atuam ou desejam atuar nos setores criativos; cooperativas, ONGs e entidades de classe que atuam nos setores criativos; empresas distribuidoras de produtos criativos; e gestores públicos da área de cultura e desenvolvimento territorial.

 

Equipe

Formada por um gestor do projeto, coordenadores de empreendedorismo e inovação, coordenadores de articulação e de formação, além de apoio técnico, instrutores e consultores nas áreas de design, comunicação, marketing, finanças e direito.


Sede

A incubadora irá funcionar no espaço que abrigava a Casa João Turin, no centro histórico de Curitiba, que passará por reforma para adequação ao projeto. O local será dedicado ao apoio de empreendimentos criativos, vai sediar eventos, oferecer cursos de formação e consultorias e funcionará também como primeiro espaço público de coworking na área de economia criativa no Estado. As atividades desenvolvidas na sede da incubadora também serão realizadas em diversos municípios do Estado, com o propósito de expandir o atendimento aos profissionais e empreendedores criativos de todo o Paraná.

 

Atividades

Em 2015, a Paraná Criativo #Incubadora realizou um ciclo de formação com duração de três dias em 10 cidades do Paraná: Colombo, Curitiba, Guarapuava, Jacarezinho, Londrina, Maringá, Pato Branco, Ponta Grossa, Telêmaco Borba e Toledo. Na programação, palestras abertas e cursos com certificação. Além dos cursos, foram realizados três seminários sobre Economia Criativa nas cidades de Maringá, Londrina e Foz do Iguaçu, que tiveram a presença de palestrantes especialistas no assunto, de reconhecimento internacional. Em 2016, mais oficinas, palestras e seminários estão na agenda. Confira abaixo.

 

Programação

 

Cursos e Palestras 2016
Cambé - 01, 02 e 03/03
Paranaguá - 09, 10 e 11/03
Araucária - 14, 15 e 16/03
Cascavel - 21, 22 e 23/03
Foz do Iguaçu - 28, 29 e 30/03
Umuarama - 10, 11 e 12/08
Ponta Grossa - 17, 18 e 19/08
Jacarezinho - 24, 25 e 26/08
Paranavaí - 30 e 31/08 e 01/09
Umuarama - 18, 19 e 20/10
 

Encontros de Economia Criativa
I Encontro de Economia Criativa e Lançamento Oficial da Incubadora | Maringá | 21/08/2015
II Encontro de Economia Criativa | Londrina | 01/10/2015
III Encontro de Economia Criativa | Foz do Iguaçu | 07/10/2015
IV Encontro de Economia Criativa | Paranavaí | 11/06/2016
V Encontro de Economia Criativa | Ponta Grossa | 23/06/2016
 

Cursos e Palestras 2015
Programação de cada cidade
Curitiba Extra


Materiais Incubadora Paraná Criativo
Cartilha