CURSOS DE EXTENSÃO - inscrições prorrogadas até 07/05

Parceria:
Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG); Núcleo de Tecnologia e Educação Aberta e a Distância (Nutead); Divisão de Assuntos Culturais (DAC) da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais (PROEX/UEPG)
Secretaria da Comunicação Social e da Cultura (SECC-Paraná)

Vagas: 1000 para cada curso (sujeito a aprovação do dirigente cultural; caso o limite de vagas seja atingido, poderá ser ampliado)

Cálculo de Vagas

​ Confira aqui a quantidade de vagas para cada município

Tipos de curso e método das avaliações

- Autoinstrucional (sem tutoria);

- Atividades online;

- Registro de frequência (barra de progresso).

Público Alvo:

Ser profissional vinculado à área cultural, tais como:

• Dirigentes públicos de cultura;
  • Servidor ou cargo em comissão vinculado à área da cultura;
  • Artista;
  • Produtor/agente cultural.

Certificação

Carga horária proporcional (mínimo 75% de frequência e aproveitamento das atividades) pela PROEX-UEPG, após finalização do período de realização do curso e trâmites burocráticos internos. Disponibilização do certificado oficial digital no site da PROEX, por meio de informação do CPF.

Site certificados PROEX: https://sistemas.uepg.br/producao/pro-reitorias/proex/siaex/public/

CURSOS:

Fundamentos da Cultura

Fundamentos da cultura

Autora: Sandra Borsoi – doutora, docente da Licenciatura em Artes Visuais (UEPG), diretora da Divisão de Assuntos Culturais (DAC/PROEX/UEPG)

Período de realização: 08/04/2021 a 12/06/2021

Ementa: Fundamentos da cultura nos seus diferentes âmbitos: antropológicos, sociológicos e filosóficos. A cultura como processo de formação.

Resumo: Entendemos que não podemos tratar a cultura com um significado baseado em crenças ou no senso comum, mas que é necessário compreender a cultura desde seus fundamentos e bases teóricas. O campo da cultura é complexo e escorregadiço, na medida em que falamos na edificação de significados, partilhados ou não, de aspectos principais da vida individual e social. Diante da complexidade e da necessidade de um maior aprofundamento, faz-se necessário um resgate epistemológico no que se refere à cultura, considerando pertinente fazer um estudo crítico dos princípios históricos, para determinar sua origem lógica, resgatando o conceito de cultura, que nem sempre teve o mesmo significado, pois a cultura é uma das primeiras manifestações humanas, na qual se designa a totalidade de um povo.

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

Introdução às políticas públicas culturais no Brasil

Autora: Alessandra Perrinchelli Bucholdz – jornalista, produtora cultural, superintendente da FAUEPG e diretora da ABC Projetos Culturais

Período de realização: 13/05/2021 a 23/06/2021

Ementa: Aspectos históricos das articulações para uma política cultural no Brasil; instrumentos de políticas públicas, desafios para a construção de uma política cultural plural.

Resumo: Percurso de alguns caminhos trilhados, sobretudo na esfera federal, na busca de articular políticas públicas de cultura no Brasil. Entendemos que se apropriar do conhecimento construído a partir da trajetória percorrida pelo Estado no campo da institucionalização da cultura se constitui num passo inicial para um olhar mais crítico e reflexivo sobre os desafios que nos aguardam enquanto produtores e gestores culturais. Entender os principais instrumentos de políticas públicas e de planejamento também se constitui numa ação preponderante, como meio de possibilitar discussões sobre esses instrumentos e caminho para utilizá-los de forma mais efetiva.

Elaboração de projetos culturais

Período de realização: 24/06/2021 a 04/08/2021

Ementa: Leis de incentivo à Cultura. Elaboração de projetos.

Resumo: As leis de incentivo à cultura têm se constituído ao longo das últimas três décadas como principal mecanismo de financiamento e fomento ao artista no Brasil. Trabalhar as ações culturais em formato de projetos tem possibilitado pensar a prática artística de um modo muito mais organizado e estruturado. Delimitar com clareza o objeto do projeto, sua relevância, o público-alvo, formas de alcance, etapas de trabalho e orçamento, entre outras variáveis, possibilita que a produção artístico-cultural seja inserida num ambiente mais organizado e de forma planejada, refletindo diretamente no seu impacto. O objetivo do curso é trazer concepções básicas de como modelar um projeto, pensando em inseri-lo em editais ou programas de fomento e incentivo à cultura e em proporcionar um roteiro de trabalho eficiente.