Paraná premia artesanato de comunidades tradicionais
08/10/2020 - 12:15

A Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura, por meio da Superintendência Geral da Cultura, publica o Prêmio de Difusão Saberes e Fazeres Tradicionais - Produtos Artesanais, que vai selecionar e premiar bens culturais de natureza material e artesanal produzidos por artesãs, artesãos, mestras, mestres, grupos e coletivos do Paraná, pertencentes a comunidades e povos tradicionais do Estado.

O prêmio tem uma função social de promoção e preservação da memória cultural e artística material produzida no Paraná.

Serão concedidos 246 prêmios no valor de R$ 4.000,00, R$6.000,00 e R$8.000,00 cada, totalizando R$ 1.160.000,00, com recursos provenientes da Lei Federal 14.017/2020 - Lei Aldir Blanc.

O edital é voltado a agentes culturais, pessoa física e jurídica, domiciliadas ou com sede no Paraná há, no mínimo, dois anos. O período de inscrições vai de 08 de outubro até às 18h de 21 de novembro e as inscrições serão feitas de forma online por meio do sistema SisProfice.

O prêmio será dividido em três faixas orçamentárias:

• Faixa 1 - R$ 4.000,00(quatro mil) reais;
  • Faixa 2 - R$ 6.000,00 (seis mil) reais;
  • Faixa 3 - R$ 8.000,00 (oito mil) reais.

A escolha da faixa orçamentária será feita pelo participante no momento da inscrição e justificada no Memorial Descritivo, levando em conta os custos com matéria-prima, mão de obra, tempo de produção e valor de venda do produto artesanal.

No momento de inscrição, o participante deverá anexar Memorial Descritivo (Anexo III), com informações sobre o produto artesanal, uso do produto, matéria prima, etapas de produção, a qual comunidade ou povo tradicional o proponente pertence, entre outras informações relevantes para a etapa de Análise Técnica e de Mérito.

O prêmio será dividido, ainda, em seis áreas:

• Povos Indígenas;
  • Comunidades Caiçaras,
  • Comunidades quilombolas;
  • Ciganos;
  • Faxinalenses;
  • Matriz africana.

Os produtos artesanais premiados deverão ser doados aos acervos dos Museus do Governo do Estado, por meio de termo de doação.

Este prêmio é parte das ações de Fomento do Governo do Estado do Paraná com recursos da Lei Federal Aldir Blanc, nº 14.017/2020, para atender o setor cultural durante a crise causada pela pandemia de Covid-19.

Acesse o edital completo clicando aqui.