Oficinas virtuais do MON já alcançaram mais de 165 mil pessoas
30/06/2020 - 12:07

Fechado ao público temporariamente desde o mês de março, o Museu Oscar Niemeyer (MON) oferece diversas oficinas artísticas virtuais que podem ser feitas em casa, por toda a família. Preparadas especialmente para o período de quarentena, elas já foram acessadas por mais de 165 mil pessoas.

"A arte e a cultura têm se mostrado essenciais neste momento de isolamento social e os números do MON comprovam que estamos no caminho certo. Apesar de fechados fisicamente para o público, mantemos e intensificamos a aproximação de forma virtual em todos os espaços culturais do Governo do Estado", afirma a superintendente da Cultura, Luciana Casagrande Pereira.

As atividades oferecidas pelo MON são apresentadas de maneira fácil e didática, a partir de vídeos ou PDFs ilustrados, orientados pelos educadores do Museu e possíveis de serem feitas utilizando materiais simples que geralmente as pessoas têm em casa.

"As oficinas contemplam diversas vertentes artísticas, como desenho, pintura e fotografia, e são todas inspiradas em obras dos artistas que fazem parte do acervo ou de exposições do MON, o que pode ser uma brincadeira divertida e ao mesmo tempo educativa para as famílias durante esse período de quarentena", explica a diretora-presidente do Museu, Juliana Vosnika.

Entre as oficinas disponíveis em vídeo estão “Desenho Projetado”, inspirada na obra de Julio Le Parc, e “Fotografe sua Cor Favorita”, criada a partir do trabalho de Tomie Ohtake. Outros exemplos são “Que Monstrinho Tem seu Nome” e “Desenho na Lixa”, inspiradas nos artistas Rafael Silveira e Péricles Varella, respectivamente.

Postadas periodicamente duas vezes por semana nas redes sociais da instituição, as oficinas permanecem disponíveis nesses canais. Essas e todas as outras atividades elaboradas após o fechamento temporário do Museu também podem ser encontradas AQUI.

MON EM CASA - O Museu Oscar Niemeyer (MON) lançou uma programação virtual especial para o período de distanciamento social. Com a hashtag #monemcasa, o público acessa uma série de ações, além das oficinas educativas que podem ser feitas por toda a família. Há, por exemplo, atividades específicas para o público maior de 60 anos, que costumava participar do programa Arte para Maiores, enviadas agora via WhatsApp. Nas redes sociais do @museuoscarniemeyer também é possível visitar exposições e ateliês, aprender mais sobre as quase 7 mil obras do acervo do MON e assistir a entrevistas de artistas que têm obras no acervo da instituição, além de participar de oficinas artísticas e educativas. O Museu conta ainda com 13 exposições que podem ser vistas na íntegra virtualmente, no Google Arts & Culture, sem sair de casa. No site do MON, o visitante tem acesso a tours virtuais em 3D pelo Museu e por várias exposições.SOBRE O MON - O Museu Oscar Niemeyer (MON) pertence ao Estado do Paraná. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além da mais significativa coleção asiática da América Latina. No total, o acervo conta com aproximadamente 7 mil peças, abrigadas num espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, sendo 17 mil metros quadrados de área para exposições, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina.

DECRETO - O MON está temporariamente fechado para o público, atendendo ao decreto estadual nº 4.230, que determinou o fechamento dos espaços culturais do Governo do Paraná – museus, bibliotecas e teatros – e suspendeu os eventos artísticos e culturais a partir do dia 17 de março de 2020.

SERVIÇO
museuoscarniemeyer.org.br/mon/monemcasa/
www.museuoscarniemeyer.org.br
Facebook, Instagram e YouTube: @museuoscarniemeyer
Museu Oscar Niemeyer na plataforma Google Arts & Culture
Disponível em bit.ly/MONGoogleArtsAndCulture

GALERIA DE IMAGENS