Novo edital da Cultura vai selecionar conteúdo digital autoral
26/06/2020 - 09:27

Monólogos, esquetes, performances, oficinas teóricas ou práticas, podcasts, apresentações de voz e violão ou instrumental, contação de histórias são alguns exemplos de materiais que podem ser inscritos no Cultura feita em casa

A Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura (SECC) por meio da Superintendência-Geral da Cultura lança o edital Cultura feita em casa, que vai selecionar conteúdos digitais artísticos e culturais autorais já finalizados para exibição por meio de plataformas de streaming e mídias sociais do Governo do Paraná. A informação sobre o edital de chamamento 02/2020 foi publicada nesta sexta-feira (26/06) no Diário Oficial Executivo do Estado – Caderno de Comércio, Indústria e Serviços – e está disponível na íntegra AQUI.

A obra deverá ser material de audiovisual ou áudio, já produzido, nas áreas de Artes Cênicas; Artes Visuais; Audiovisual; Expressões culturais, populares, indígenas e oriundas de comunidades tradicionais; Literatura, livro e leitura; e Música. Esses conteúdos podem ser monólogos, esquetes de comédia, literatura dramática, performances de circo, performances de dança, oficinas teóricas ou práticas, podcasts, apresentações de voz e violão ou instrumental, contação de histórias, videoaulas sobre técnicas ou teorias, vídeos de arte-educação, ação educativa de formação e curtas-metragens.

A duração de cada material deve ter entre 15 minutos (mínimo) e 30 minutos (máximo), com classificação indicativa de até 12 anos. Os conteúdos selecionados serão licenciados para exibição pelo prazo de 24 (vinte e quatro) meses, contados a partir da assinatura do contrato.

É importante reforçar que no momento da inscrição os conteúdos já estejam produzidos, ou seja, não serão escolhidos projetos que ainda serão elaboradas após a seleção. Porém, aqueles que desejarem produzir o material especificamente para participar deste edital, podem fazê-lo desde que adotem medidas de prevenção e segurança para a execução da atividade cultural, tomando como base as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e dos decretos estaduais e municipais que se referem às medidas sanitárias de enfrentamento à emergência de saúde pública.

QUEM PODE PARTICIPAR – Podem se inscrever pessoas físicas ou jurídicas domiciliados e residentes no Paraná há mais de doze meses, contados a partir da publicação do edital. O proponente terá que escolher entre duas modalidades para se inscrever, relacionadas ao seu município sede: Capital do Estado ou Municípios do Estado do Paraná (exceto capital). A inscrição em mais de uma abrangência implicará na desclassificação.

RECURSOS – será disponibilizado o valor de R$ 1.020.000,00 (um milhão e vinte mil reais) para seleção de até 510 obras, sendo 85 projetos de cada área cultural do edital. O proponente que tiver a obra selecionada receberá o valor de R$ 2 mil por projeto.

INSCRIÇÕES – As inscrições serão feitas de forma totalmente online por meio do sistema SIC.Cultura e ficam abertas de 1º de julho até as 17h59 minutos do dia 27 de julho de 2020 .

O edital Cultura feita em casa integra o Pacote de Medidas de Apoio e Fortalecimento do Setor Cultural, uma série de ações voltadas a artistas, gestores e produtores com o objetivo de valorizar a cultura feita no Paraná e auxiliar a classe artística a enfrentar este momento de crise.

SERVIÇO
Edital Cultura feita em casa
Inscrições de 1º de julho até as 17h59 minutos do dia 27 de julho de 2020
Confira o edital: CLIQUE AQUI
Inscrições: www.sic.cultura.pr.gov.br
Mais informações: Coordenação de Incentivo à Cultura pelo e-mail culturafeitaemcasa@secc.pr.gov.br