Morre João Lopes, compositor de “Bicho do Paraná”
18/05/2020 - 16:44

A Superintendência da Cultura do Paraná lamenta a morte do músico paranaense João Lopes da Silva, autor de “Bicho do Paraná”, que faleceu na manhã desta segunda-feira (18/05) aos 69 anos. Ele tratava um câncer de pulmão. Natural de Califórnia, no interior do Estado, João Lopes ficou conhecido pela canção que exalta o orgulho de ser paranaense.

Pouco antes da pandemia, em março deste ano, João esteve com o músico Danilo Caymmi em visita ao Museu Casa Alfredo Andersen. A foto foi registrada pelo diretor do museu, Luiz Gustavo Vidal Pinto, e foi tirada ao lado de uma pintura de Alfredo Andersen.

Conhecido  pelo estilo rock rural, subiu aos palcos pela primeira vez em 1978, convidado pela banda curitibana Blindagem, principal conjunto de rock do Paraná. Seu primeiro disco foi lançado em 1981 pela gravadora Continental e levava seu nome “João Lopes”. Uma das faixas é a canção “Bicho do Paraná”, considerada por muitos o hino não oficial do Estado. Os discos seguintes foram Pé Vermelho (1988), O Homem e a Natureza (1991), Interiores (1996), Bicho do Paraná Acústico (2005) e Vamos Cantar (2013).

GALERIA DE IMAGENS