Igualdade, diversidade e inclusão norteiam ações do Centro Juvenil de Artes
22/05/2020 - 16:35

Durante esta semana, de 18 a 24 de maio, museus de todos o Brasil se uniram para propor ações virtuais na 18ª Semana de Museus sob o tema “Museus para a Igualdade: diversidade e inclusão”. O Centro Juvenil de Artes sempre trabalhou nessa perspectiva, atendendo alunos com necessidades educacionais especiais, acolhendo propostas inclusivas em seu espaço expositivo, trabalhando a diversidade de linguagens artísticas e fomentando a liberdade de expressão dos alunos.

“O tema proposto pelo Instituto Brasileiro de Museus esse ano se traduz no trabalho que desenvolvemos no Centro Juvenil de Artes em todas as disciplinas. O respeito às diferenças, a expressão das vozes de crianças e adolescentes por meio da arte, seja em trabalhos artísticos como o desenho, pintura, escultura, ou nas performances e interpretações teatrais. Queremos ser sempre um espaço sadio de troca e interação, que abraça a todos de forma igual”, comenta o diretor do CJAP, Luiz Gustavo Vidal Pinto.

Em 2019, o olhar sensível de Alessandra Rocio de Andrade, aluna da APAE e estagiária de Educação Especial por cinco anos no CJAP e no Museu Casa Alfredo Andersen (MCAA), deu origem a uma exposição fotográfica com seu nome. A mostra reunia imagens capturadas por Alessandra no primeiro semestre de 2019, quando participou da Oficina de Fotografia ministrada pelo fotógrafo Aurélio Peluso. A exposição ficou em cartaz até fevereiro deste ano.

Também no ano passado, o Centro Juvenil promoveu o 1º Concurso Paranaense de Desenho para crianças e adolescentes de todo o Estado. Os 40 melhores desenhos foram selecionados e compuseram uma exposição coletiva que ganhou o hall do Palácio Iguaçu em dezembro de 2019 e depois o Palácio das Araucárias em janeiro deste ano. Entre os melhores desenhos, estavam duas obras feitas por alunos da APAE da cidade de Paula Freitas, ambos com 9 anos. 

Outra atividade que acolhe estudantes são as visitas educativas, que em setembro de 2019 atendeu alunos da Escola Estadual Ivone Pimentel, alguns deles com necessidades educacionais especiais. Durante o circuito artístico, eles puderam experimentar um pouco de cada uma das oficinas ofertadas pelo CJAP e se divertir com as atividades.

SEMANA DE MUSEUS - A Semana de Museus é uma temporada cultural coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), que ocorre todo ano em comemoração ao Dia Internacional dos Museus (18 de maio). Em 2020 o tema é “Museus para a Igualdade: diversidade e inclusão”, que leva à reflexão sobre as desigualdades presentes na sociedade contemporânea e sobre a participação construtiva que os museus podem ter na valorização da diversidade e na promoção da inclusão.

GALERIA DE IMAGENS