Governo do Paraná lança Prêmio Jornada, em reconhecimento à trajetória de profissionais na área da cultura
07/10/2020 - 11:31

A Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura, por meio da Superintendência Geral da Cultura, publica o Concurso Público "Jornada - Prêmio de Reconhecimento à Trajetória", que irá selecionar e premiar artistas,  mestras, mestres, grupos e coletivos do território paranaense e que tenham prestado relevante contribuição ao desenvolvimento artístico ou cultural do Paraná.

Serão concedidos 400 (quatrocentos) Prêmios de Reconhecimento de Trajetória, em vista da contribuição feita à cultura do Paraná,  no valor de R$ 20.000,00 (vinte mil reais) cada, totalizando R$ 8.000.000,00 (oito milhões de reais), com recursos provenientes da Lei Federal 14.017/2020 - Lei Aldir Blanc.

O edital é voltado a agentes culturais, pessoa física e jurídica, domiciliadas ou com sede no Paraná há, no mínimo, dois anos. O período de inscrições vai de 8 de outubro até às 18:00 (dezoito horas) de 23 de novembro de 2020 e as inscrições serão feitas de forma online por meio do sistema SisProfice.

Os prêmios serão divididos em 20 (vinte) áreas, que o participante irá selecionar no momento da inscrição:

• Cultura Tradicional;
  • Cultura de Povos Indígenas e Comunidades Tradicionais;
  • Cultura Afro;
  • Cultura LGBTQIA+;
  • Cultura de Refugiados, Migrantes e Apátridas;
  • Cultura Hip Hop;
  • Fanfarras;
  • Bandas Marciais;
  • Corais;
  • Dança;
  • Cultura alimentar;
  • Teatro;
  • Música;
  • Literatura;
  • Artes visuais;
  • Circo;
  • Audiovisual;
  • Ópera;
  • Arte Educador;
  • Técnicos.

Para se inscrever, os participantes devem gravar um vídeo narrando sua trajetória. O vídeo deverá ter duração de 04 (quatro) a 10 (dez) minutos e estar hospedado nas plataformas YouTube ou Vimeo. Será preciso enviar, também, registro de materiais (portólio) que permitam aos avaliadores conhecer a atuação do participante, tais como: entrevistas, links de vídeos, matérias, cartazes, folders, fotografias ou material audiovisual.

Este prêmio é parte das ações de Fomento do Governo do Estado do Paraná com recursos da Lei Federal Aldir Blanc, nº 14.017/2020, para atender o setor cultural durante a crise causada pela pandemia de Covid-19.

Acesse o edital completo clicando aqui