Cultura lança Prêmio de Obras Literárias – Outras Palavras
06/10/2020 - 12:18

A Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura, por meio da Superintendência Geral da Cultura, publica o Concurso Público “Prêmio de Obras Literárias”, que irá selecionar e premiar textos de obras de romance, coletânea de contos e crônicas, coletânea de poesia, roteiro, dramaturgia, coletânea de ensaios críticos, pesquisa de cultura alimentar e livro ilustrado, escritas em língua portuguesa.

Serão premiados 160 (cento e sessenta) textos, no valor de R$ 20.000,00 (vinte mil reais) cada, totalizando R$ 3.200.000,00 (três milhões e duzentos mil reais), com recursos provenientes da Lei Federal Aldir Blanc, nº 14.017/2020.

O edital é voltado a agentes culturais, pessoa física e jurídica, domiciliadas ou com sede no Paraná há, no mínimo, dois anos. As inscrições só poderão ser feitas pelo autor e por meio do sistema SisProfice, de forma online. O período de inscrições vai de 07 de outubro de 2020 até às 18:00 (dezoito horas) de 20 de novembro de 2020.

Para romance, coletânea de contos e crônicas, coletânea de poesia, roteiro, dramaturgia, coletânea de ensaios críticos e pesquisa de cultura alimentar, serão aceitas obras de 49 a 250 páginas de elementos textuais, seguindo as especificações da ABNT para formatação de texto: folha em tamanho A4; margens superior e esquerda com 3 cm e margens inferior e direita com 2 cm; fonte em Arial ou Times New Roman, tamanho 12, em cor preta; espaçamento de 1,5 no texto e 1,0 para citações com mais de três linhas; alinhamento justificado.

Para livro ilustrado, serão aceitas obras de 16 a 150 páginas, em tamanho A4, em PDF contendo texto e imagem integrados.

No momento da inscrição, deverá ser apresentado o texto da obra na íntegra.

Como contrapartida, as obras premiadas poderão ser publicadas pela SECC no prazo de até cinco anos. Compete exclusivamente à SECC a escolha da forma gráfica de apresentação da OBRA, matéria-prima, composição, formato, número de páginas, acabamento e contra capa, capa e projeto gráfico. Compete também exclusivamente à SECC a livre escolha da data para lançamento da obra.

Este prêmio é parte das ações de Fomento do Governo do Estado do Paraná com recursos da Lei Federal Aldir Blanc, nº 14.017/2020, para atender o setor cultural durante a crise causada pela pandemia de Covid-19.

 

Acesse o edital completo clicando aqui

Últimas Notícias