Cultura faz capacitação com gestores municipais da RMC
06/12/2019 - 16:12

A equipe técnica da Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura (SECC) responsável pelo Sistema de Informação da Cultura (SIC.Cultura) realizou um treinamento nesta quinta-feira (05/12) com gestores municipais de Cultura da Região Metropolitana de Curitiba sobre como realizar o cadastramento e a atualização de dados dentro do SIC.Cultura e como inserir eventos na Agenda Cultural do aplicativo Paraná Cultura. A ideia é promover essa capacitação para todos os dirigentes culturais do Estado. Uma agenda de treinamento será definida para 2020 e os próximos encontros estão previstos para iniciar em março.

O SIC.Cultura é um portal destinado a centralizar todas as informações relacionadas às questões culturais do Estado e também disponibilizar aos municípios paranaenses um mecanismo de controle de suas estruturas, atividades e gestão cultural. Por meio do SIC.Cultura é possível realizar o cadastro de agentes culturais, de empreendimentos criativos, de equipamentos culturais, fazer consultas públicas, e ainda conta com o SisProfice, sistema de inscrição e acompanhamento de editais como os do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (PROFICE).

É pelo SIC.Cultura também que os agentes culturais podem realizar o cadastramento de eventos na Agenda Cultural que alimenta o Cultura Paraná, aplicativo georreferenciado que mostra aos usuários os eventos culturais de cada município do Paraná, desde que essas informações estejam cadastradas e atualizadas pelos gestores. Lançado em 2018, passou recentemente por uma atualização em sua interface, facilitando a navegação. O aplicativo funciona para os sistemas Android e iOS e está disponível para baixar na Play Store e App Store, respectivamente.

O treinamento foi conduzido pelas assessoras técnicas da SECC Adriane Santos e Elietti Vilela. Participaram os gestores municipais de cultura Pedro Augusto Pereira Gonçalves (Almirante Tamandaré), Rita de Fatima Straioto e George Amauri Rodrigues (Colombo), Katia Regina Lainetti (Pinhais), Cristina Maria Rizzi Galerani e Regina Aparecida de Almeida (Piraquara), Fernando Cordeiro da Silva (Quitandinha), Gilcélia Colaço e Cecília Szenkowicz Holtman (São José dos Pinhais).