Cultura e Unespar firmam acordo para fortalecer os museus no Estado
16/12/2019 - 14:11

O convênio permitirá uma maior qualificação técnica nas áreas de expografia, manutenção e conservação de acervos

 

A Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura (SECC) acaba de firmar com a Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) um acordo de cooperação técnica, científica e cultural, visando à instalação de um centro de formação e ao fortalecimento do Sistema Estadual de Museus do Paraná. O convênio permitirá uma maior qualificação técnica nas áreas de expografia (conjunto de técnicas para o desenvolvimento de uma exposição), manutenção e conservação de acervos de museus público e particulares em todo o Estado, a partir de 2020. Assinaram o acordo o diretor-geral da comunicação Social e da Cultura, Fabrício Ferreira, e o reitor da Unespar, Antônio Carlos Aleixo.

Segundo Renê Wagner Ramos, coordenador do Sistema Estadual de Museus, há hoje no Paraná em torno de 300 instituições museológicas públicas e privadas e uma maior qualificação tanto de suas estruturas quanto dos profissionais ligados à área é uma reivindicação antiga. Ele relata que essa foi uma demanda recorrente no primeiro semestre de 2019, durante as Audiências Públicas, encontros promovidos pela SECC em todo o Estado, cujo principal objetivo foi mapear as demandas culturais de cada macrorregião, estabelecendo diálogo com os agentes.

A proposta, explica Ramos, é que a graduação em Museologia da UNESPAR, em Curitiba, promova cursos, palestras e oficinas com a participação de profissionais ligados aos diferentes museus, que voltarão às suas regiões e atuarão como agentes multiplicadores. Outra proposta do acordo é também fomentar a criação de centros de memórias nos municípios onde não há museus, mas haja o anseio de criar um espaço para a manutenção, preservação e exibição acervos locais.

GALERIA DE IMAGENS