Balé Teatro Guaíra viaja para apresentar coreografias da Mostra de Repertório
02/10/2019 - 15:50

Mostra de 2019 trouxe grandes sucessos da companhia, como Carmen e O Segundo Sopro, para celebrar 50 anos do BTG

Como parte das celebrações do cinquentenário da companhia, o Balé Teatro Guaíra foi convidado a se apresentar em Londrina, Jaraguá do Sul (SC) e Uberlândia (MG) durante o mês de outubro. Em 2019, o BTG completou 50 anos com uma Mostra de Repertório, que incluiu coreografias icônicas como O Segundo Sopro e O Grande Circo Místico. No primeiro semestre, o balé fez uma turnê especial pelo Paraná e nos últimos meses fez apresentações em outros estados, como São Paulo e Rio Grande do Norte. Dessa vez, os londrinenses poderão prestigiar o BTG dia 3 de outubro, os catarinenses dia 25 e, por fim, os mineiros no dia 29.

Já no início do planejamento das ações do cinquentenário a direção do Centro Cultural Teatro Guaíra incluiu viagens pelo Paraná. “O BTG é um patrimônio do estado e a comemoração não seria completa se a companhia não estivesse junto aos paranaenses”, diz Mônica Rischbieter, diretora-presidente do CCTG Entre junho a agosto de 2019 o BTG fez uma grande turnê pelo Paraná e dançou em Ponta Grossa, Campo Mourão, Cascavel, Maringá, Guarapuava, Paranaguá e Foz do Iguaçu.

Além das apresentações, ocorreram oficinas técnicas e artísticas e uma exposição itinerante. No mês de setembro ocorreu ainda a Plataforma Novos criadores, com coreografias contemporâneas voltadas à formação de plateia. No total, mais de 25 mil pessoas participaram da celebração dos 50 anos do Balé Teatro Guaíra.

Foram mais de 20 apresentações lotadas, 700 horas de ensaios, 10 mil km percorridos e 6 meses de planejamento. O cinquentenário do BTG é um projeto que envolveu a participação de mais de 300 profissionais do Governo do Estado, Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura, Centro Cultural Teatro Guaíra e TV Paraná Turismo.

BTG

O BTG foi criado em 1969 e é a terceira companhia pública mais antiga do país. Em 50 anos de história, foram dançadas mais de 150 coreografias, com a passagem de grandes nomes da dança nacional, como Ana Botafogo, que estreou no Guairão como solista, e Carlos Trincheiras, coreógrafo de O Grande Circo Místico, maior sucesso do balé brasileiro. Atualmente tem 23 bailarinos.

Mostra de Repertório

Em maio ocorreu a Mostra de Repertório para celebrar os 50 anos do Balé Teatro Guaíra. Foram apresentados os seguintes balés: A Sagração da Primavera, com participação da Orquestra Sinfônica do Paraná, Carmen e O Segundo Sopro, conhecido carinhosamente pelo público como balé das águas. Houve ainda uma homenagem para O Grande Circo Místico. Foram apresentados a abertura, os duetos de Beatriz e Lily Braun e a carreira, última cena da versão original. Esse repertório foi escolhido por ser o mais icônico da história da companhia. O Circo foi criado por Edu Lobo e Chico Buarque especialmente para o Balé Teatro Guaíra e estreou em 1983. Foi um divisor de águas e projetou o BTG nacional e internacionalmente – foram mais de 200 apresentações, uma delas lotou o Maracanãzinho no Rio de Janeiro.

Serviço:

A Sagração da Primavera

Dia 3 de outubro, quinta-feira, às 20h30

Teatro Ouro Verde – Londrina (PR)

Entrada Gratuita

O Segundo Sopro

Dia 25 de outubro, sexta-feira, às 20h

Teatro Scar – Jaraguá do Sul (SC)

Ingressos: R$60 e R$30

Carmen

Abertura do 27º Festival de Dança do Triângulo

Dia 29 de outubro, terça-feira, às 20h